Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Paciente masculino, 45 anos, retorna para consulta após apendicectomia executada há cinco dias. Na avaliação você observa presença de secreção purulenta na cicatriz operatória. Na avaliação laboratorial por bacterioscopia foi relatada a presença de bacilos Gram negativos. Entre as alternativas abaixo assinale aquela que contem a bactéria causadora mais provável:

A
Morganella morgani
B
Staphyloccocus epidermidis
C
Staphylococcus aureus
D
Escherichia coli
E
Acinetobacter baumannii
Leia o caso e responda. Mecânico aposentado de 65 anos, antigo morador da comunidade do morro dos Macacos, retorna à consulta, após seis meses, com o médico de família na USF. Foi trazido pela agente comunitária (ACS), que, preocupada com a situação, agendou o atendimento. O paciente é hipertenso e, há dois anos, sofreu um infarto agudo do miocárdio. Antes do atendimento a ACS relatou ao médico que, desde o falecimento da esposa (oito meses antes), o paciente tem morado sozinho, parou de vir às consultas, tem saído pouco de casa e quase não conversa com os vizinhos. Na visita familiar ela notou que ele estava mais magro, com aparência suja e descuidada, dormindo pouco e bebendo quase todo dia. O único medicamento que tomava era captopril duas vezes ao dia. O paciente trouxe exames feitos há um mês na UPA, quando apresentou dor no peito: glicose = 116 mg/dl; CKmb = 10 U/I; troponina não reagente; colesterol total = 200 mg/dl; triglicerídeos = 300 mg/dl, creatinina = 1,1 mg/dl, Hb = 13 g/dl, Hto = 39%. O ECG mostrava área inativa em parede inferior e sobrecarga atrial esquerda. Na consulta o médico identificou uma pessoa de aparência triste e cansada. No exame físico: PA = 160 x 100 mmHg, FC = 80 bpm, IMC = 23; Ausculta cardiorrespiratória sem alterações. Com base nas observações feitas pela ACS e pelo médico sobre o paciente, é possível afirmar que se trata de um quadro de:
O aparecimento de queloides está influenciado por:
Uma mulher de 40 anos chega à emergência do HUWC depois de uma queda enquanto saía do ônibus sentindo forte dor no braço direito. O exame físico sugere fratura do úmero, confirmada após exame radiológico. Ela consegue estender o antebraço no cotovelo, mas seu movimento de supinação parece enfraquecido e seu aperto de mão é muito fraco comparado ao da mão esquerda. Percebe-se que ela está incapaz de estender o punho, permanecendo a mão caída. Na paciente, fez-se exame de função muscular nas articulações interfalangea distal (ID), interfalangea proximal (IP) e metacarpofalangea (MF). Qual das opções abaixo apresenta os achados esperados na presença de paralisia do nervo radial?
O carcinoma esofágico é uma neoplasia maligna com elevada letalidade. É uma das 10 neoplasias malignas mais prevalentes no mundo. Assinale a alternativa incorreta quanto ao carcinoma esofágico da linhagem espinocelular:
Compartilhar