Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia Geral

Paciente masculino, 45 anos, retorna para consulta após apendicectomia executada há cinco dias. Na avaliação você observa presença de secreção purulenta na cicatriz operatória. Na avaliação laboratorial por bacterioscopia foi relatada a presença de bacilos Gram negativos. Entre as alternativas abaixo assinale aquela que contem a bactéria causadora mais provável:

A
Morganella morgani
B
Staphyloccocus epidermidis
C
Staphylococcus aureus
D
Escherichia coli
E
Acinetobacter baumannii
Considerar as seguintes infecções: I - Tricomoníase II - Vaginose bacteriana III - Candidíase Para qual(is) delas é mandatório o tratamento do parceiro assintomático?
Escolar de 11 anos foi encaminhado ao ambulatório de Pediatria por queixar-se de baixa estatura. O menino relatou que, por ser o menor da classe, vem sofrendo buling. A estatura atual situa-se abaixo do percentil 5, seu peso é adequado para a estatura e, pela classificação de Tanner, encontra-se em G1P1. No último ano, o paciente cresceu 5 cm e não apresentou problemas de saúde. Radiografia de idade óssea recente revela idade compatível com 8 anos e 6 meses. O pai mede 1,74 m e a mãe, 1,62 m. Com base nestes dados, qual o diagnóstico mais provável?
Um paciente obeso, hipertenso controlado com vasodilatadores, alcoolista, não diabético, trabalha 16 horas por dia como vendedor em um bar da periferia. Refere ter no final do dia pernas que incham e pela manhã estão livres do edema. Há 4 dias, pela tarde, iniciou mal-estar geral caracterizado por dor no corpo, principalmente lombar, associando a dor na cabeça. Algumas horas depois apresentava febre alta e calafrios sendo necessário o agasalhamento. Esta situação se seguiu de dor em queimação intensa na perna esquerda, precedida de prurido, e o local se tornou avermelhado, em uma grande placa circinada que envolvia a região desde o pé até próximo do joelho. Houve aumento do volume da perna. Refere que surgiram adenopatias inguinais e se formaram bolhas, sem sangue, na região eritematosa. No caso clínico anterior, o melhor tratamento para a condição diagnosticada é:
A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:
Compartilhar