Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Hepatologia

Paciente masculino, 52 anos, obeso mórbido, queixa-se de dor abdominal recorrente há 2 meses de média intensidade, em hipocôndrio direito, que piora com a ingesta de alimentos gordurosos. Nega icterícia, colúria ou acolia. Traz ecografia abdominal demonstrando presença de cálculo em vesícula biliar, único, de aproximadamente 3cm de diâmetro e lesão polipóide da parede da vesícula biliar, móvel, de 1cm de diâmetro. Assinale abaixo a alternativa incorreta:

A
Os cálculos biliares compostos predominantemente por colesterol são os mais frequentes.
B
São fatores predisponentes para a formação de cálculos biliares pigmentados a cirrose, estase biliar e hemólise crônica.
C
Pacientes com colelitíase assintomática que apresentam cálculos maiores que 2cm ou uma vesícula biliar calcificada têm indicação cirúrgica.
D
Define-se colesterolose da vesícula biliar como a lesão consequente ao acúmulo de ésteres de colesterol nos macrófagos da mucosa e submucosa da parede vesicular.
E
Portadores de obesidade mórbida tem incidência de colelitíase maior do que os índices gerais da população e esta incidência diminui naqueles que se submetem a tratamento cirúrgico da obesidade.
Marque a alternativa INCORRETA sobre as manifestações clínicas mais frequentes no comportamento sistêmico multibacilares (MB) da hanseníase:
Lactente com 6 meses de idade compareceu ao ambulatório com queixa de coriza, tosse e febre baixa há 2 dias. Ao exame a criança se apresentava em bom estado geral, eupneica, com ausculta pulmonar normal. Otoscopia normal e hiperemia de orofaringe. Nesse dia estava marcada a 3ª dose da vacina tetravalente e anti-pólio. Qual a orientação adequada em relação à vacinação desta criança?
Luciana 40 anos de idade em BEG, apresenta quadro de hematúria macroscópica de investigação constata-se ser devido a pequenos brotos tumorais de 0,5 cm cujo anatomopatol ressecção endoscópica mostrou ser um carcinoma papilífero de células transicionais grau I, mucosa vesical. A abordagem para o caso é:
Servílio, de 25 anos, 65 kg, sofreu ação de água fervente de caldeira industrial em cabeça, pescoço, metade superior de cada face do tronco e de cada membro superior há uma hora. As lesões aparentavam profundidades de segundo e terceiro grau. Assinale a alternativa CORRETA:
Compartilhar