Paciente masculino, 52 anos, obeso mórbido, queixa-se de dor abdominal recorrente há 2 meses de média intensidade, em hipocôndrio direito, que piora com a ingesta de alimentos gordurosos. Nega icterícia, colúria ou acolia. Traz ecografia abdominal demonstrando presença de cálculo em vesícula biliar, único, de aproximadamente 3cm de diâmetro e lesão polipóide da parede da vesícula biliar, móvel, de 1cm de diâmetro. Assinale abaixo a alternativa incorreta:
A
Os cálculos biliares compostos predominantemente por colesterol são os mais frequentes.
B
São fatores predisponentes para a formação de cálculos biliares pigmentados a cirrose, estase biliar e hemólise crônica.
C
Pacientes com colelitíase assintomática que apresentam cálculos maiores que 2cm ou uma vesícula biliar calcificada têm indicação cirúrgica.
D
Define-se colesterolose da vesícula biliar como a lesão consequente ao acúmulo de ésteres de colesterol nos macrófagos da mucosa e submucosa da parede vesicular.
E
Portadores de obesidade mórbida tem incidência de colelitíase maior do que os índices gerais da população e esta incidência diminui naqueles que se submetem a tratamento cirúrgico da obesidade.
Outras questões
homem de 69 anos, hipertenso, diabético e sem antecedentes psiquiátricos, apresenta no segundo dia após internação por broncopneumonia, quadro de inquietação, alucinações visuais, desorientação temporoespacial, discurso incoerente, déficit de memória de fixação e ideação delirante de cunho paranoide. O quadro oscila durante o dia com períodos de normalidade e de piora, geralmente à noite. O diagnóstico é:
Motociclista de 18 anos acidenta-se com uma corda que o atinge na linha média do pescoço. Chega ao pronto-socorro dispneico e com a voz rouca. Exame físico: edema e enfisema subcutâneo em região cervical, edema de laringe, equimose submucosa e estreitamento da luz. A conduta é:
Mulher de 35 anos chega ao pronto-socorro com placas edematosas pruriginosas no tronco e membros com duração efêmera e mudança de localização, edema fixo nas pálpebras do olho esquerdo, ocluindo a visão há 2 horas. Refere, ainda rouquidão há 1 hora. Antecedentes: previamente hígida, utiliza contraceptivo oral há 4 anos, apresentou episódio de dor lombar após esforço físico e está em uso de diclofenaco há 3 dias. Exame físico: lúcida, deambulante e contactante, FC 110 bpm. PA 110 X 60 mmHg, FR 20 mpm, ausculta torácica normal. A terapêutica medicamentosa inicial é:
Homem de 43 anos é vítima de acidente automobilístico. Exame físico: Glasgow: 14, descorado 2+/4+, pulso cheio com 120 bpm, PA 140 x 90 mmHg, dor na região do quadril, crepitação à palpação do ilíaco direito e incapacidade para deambulação, massa palpável e dolorosa na região infra-umbilical com percussão submaciça dolorosa, drenagem espontânea de sangue pelo meato uretral. Assinale a alternativa correta: