Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Hematologia

Hepatologia

Paciente masculino, 52 anos, obeso mórbido, queixa-se de dor abdominal recorrente há 2 meses de média intensidade, em hipocôndrio direito, que piora com a ingesta de alimentos gordurosos. Nega icterícia, colúria ou acolia. Traz ecografia abdominal demonstrando presença de cálculo em vesícula biliar, único, de aproximadamente 3cm de diâmetro e lesão polipóide da parede da vesícula biliar, móvel, de 1cm de diâmetro. Assinale abaixo a alternativa incorreta:

A
Os cálculos biliares compostos predominantemente por colesterol são os mais frequentes.
B
São fatores predisponentes para a formação de cálculos biliares pigmentados a cirrose, estase biliar e hemólise crônica.
C
Pacientes com colelitíase assintomática que apresentam cálculos maiores que 2cm ou uma vesícula biliar calcificada têm indicação cirúrgica.
D
Define-se colesterolose da vesícula biliar como a lesão consequente ao acúmulo de ésteres de colesterol nos macrófagos da mucosa e submucosa da parede vesicular.
E
Portadores de obesidade mórbida tem incidência de colelitíase maior do que os índices gerais da população e esta incidência diminui naqueles que se submetem a tratamento cirúrgico da obesidade.
Todas as drogas abaixo podem ser utilizadas no tratamento da giardíase, EXCETO:
Paciente com 47 anos de idade com hemorragia digestiva alta realiza endoscopia digestiva que evidencia uma lesão ulcerada de 2cm de extensão localizado no antro gástrico compatível com Bormann III, cujo anatomopatológico revela tratar-se de um adenocarcinoma gástrico tubular moderadamente diferenciado. Qual a melhor opção de tratamento?
Frente a um lactente com meses de idade, que nasceu a termo, mas com baixo peso, e que está em aleitamento materno exclusivo, pode-se afirmar que:
Paciente do sexo feminino, 49 anos, branca, portadora de diabetes mellitus tipo 2 e hipertensão arterial sistêmica há aproximadamente 1 ano. Desde o diagnóstico, a paciente controla a glicemia apenas com dieta, de forma irregular; nega atividade física programada. Refere tabagismo e nega alcoolismo. Nega outras doenças. Medicação em uso: maleato de enalapril 10mg/dia. Ao exame físico, apresentou: IMC: 28,9kg/m², circunferência abdominal: 99cm, PA: 145x90mmHg, FC: 88bpm, demais sem alterações. Exames laboratoriais: glicemia: 185mg/dl, glicemia pós-prandial: 236mg/dl, HbA1c: 10%, colesterol total: 248mg/dl, LDL-colesterol: 142mg/dl, HDL: 35mg/dl, triglicérides: 355mg/dl, funções hepática e renal dentro da normalidade. Assinale a alternativa correta sobre esse caso.
Compartilhar