Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente masculino, 54 anos de idade, portador de prótese mecânica de válvula mitral, tabagista, hipertenso apresenta o diagnóstico de estenose pilórica severa devido á úlcera péptica com identificação de tratamento cirúrgico. Em relação aos cuidados operatórios gerais, assinale a alternativa incorreta.

A
A realização de operação eletiva é contra indicada em todo paciente cujo valor da concentração de hemoglobina seja menor que 10 g/dL ou o hematócrito inferior a 30%.
B
Pacientes submetidos a cirurgias extensas para doenças maligna pélvica ou abdominal constituem risco alto para trombose venosa profunda pós-operatória.
C
Pacientes portadores de prótese valvar mecânicas necessitam ser submetidos à profilaxia com antibióticos para endocardite. Devem ser observados também os cuidados a respeito do uso de anticoagulantes.
D
A ação do tabaco sobre a função respiratória aumenta os riscos de complicações pulmonares, mesmo naqueles que não possuem doença respiratória. Aparentemente esse risco só diminui após oito semanas de interrupção do fumo.
E
A atelectasia constitui uma complicação pós-operatória em pacientes que realizaram operação torácica e abdominal alta.
Adolescente do sexo feminino de 12 anos de idade vem para consulta por estar apresentando no último mês quadro de agitação, dificuldade de concentração e queda no rendimento escolar. Apresenta, ao exame físico, sudorese, taquicardia, emagrecimento, mãos úmidas e quentes, tremores finos de extremidades e aumento de volume em região cervical anterior, doloroso à palpação. A principal hipótese diagnóstica é:
Paciente de 35 anos que recebeu transplante de fígado desenvolve febre e sinais meníngeos. O exame de líquor demonstrou sinais compatíveis com infecção fúngica. Qual é a causa mais comum de meningite fúngica nesse caso?
São características da síndrome hepatorrenal, EXCETO:
Os critérios clínicos avaliados no recém-nascido após os passos iniciais na sala de parto são:
Compartilhar