Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Jovem de 21 anos de idade é levado ao pronto socorro após ser salvo de um incêndio em sua residência. É diagnosticado como tendo 55% da área corporal queimada e transferido para um centro de tratamento de queimados. Em relação a queimaduras, assinale a alternativa incorreta.

A
O médico plantonista deverá acompanhar a reposição volêmica por meio do débito urinário.
B
Queimaduras de segundo grau atingem tanto a epiderme como parte da derme.
C
Na fase inicial das queimaduras, ocorre aumento da permeabilidade capilar.
D
O choque primário do grande queimado deve-se a desequilíbrio hidrossalino.
E
Nos pacientes queimados, devem ser evitadas as soluções colóides enquanto perdurar o aumento da permeabilidade capilar.
Paciente, 24 anos de idade, com história prévia de asma, sem crise desde os 14 anos, sofreu, há 2 horas, picada de abelha em braço esquerdo. Ao exame, apresenta-se com TA: 130 X 80 mmHg, PR: 100 bpm, frequência respiratória de 21 ipm. Ausculta cardiorrespiratória normal, com dor intensa em braço esquerdo, com sinais locais de flogose. Boa perfusão periférica. A melhor conduta subsequente, baseada na história natural provável do caso, é:
Em relação à hipertensão arterial na infância, a sua incidência tem aumentado nos últimos anos. Sobre ela, é incorreto afirmar:
No tratamento, em sala de emergência, da crise aguda de asma, o brometo de ipratrópio (250 a 500 mcg) deve ser usado em uma das circunstâncias abaixo. Assinale-a:
A associação de anemia, hipercalcemia, insuficiência renal e fraturas patológicas são características de:
Compartilhar