Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Jovem de 21 anos de idade é levado ao pronto socorro após ser salvo de um incêndio em sua residência. É diagnosticado como tendo 55% da área corporal queimada e transferido para um centro de tratamento de queimados. Em relação a queimaduras, assinale a alternativa incorreta.

A
O médico plantonista deverá acompanhar a reposição volêmica por meio do débito urinário.
B
Queimaduras de segundo grau atingem tanto a epiderme como parte da derme.
C
Na fase inicial das queimaduras, ocorre aumento da permeabilidade capilar.
D
O choque primário do grande queimado deve-se a desequilíbrio hidrossalino.
E
Nos pacientes queimados, devem ser evitadas as soluções colóides enquanto perdurar o aumento da permeabilidade capilar.
Nos pacientes traumatizados que estão em tratamento na Unidade de Tratamento Intensivo os cuidados no restabelecimento e manutenção da homeostasia constituem o principal objetivo. Em qual dos itens abaixo encontramos um conceito que não está em concordância com os conhecimentos atuais:
Um adolescente asmático relata crises de broncoespasmo que ocorrem a cada 15 dias, eventualmente despertando-o durante seu sono noturno. Prova funcional recente indica que seu VEF1 está dentro dos limites da normalidade. A melhor conduta terapêutica para o caso seria:
Exemplo de síndrome nefrítica relacionada patogenicamente à presença de anticorpos dirigidos contra a membrana basal glomerular estaria representada pela:
Durante assistência ao período expulsivo prolongado de gestante de 39 anos, VI Gesta, V para (5 partos normais), que desenvolveu intolerância à glicose durante o pré-natal, o obstetra sofre dificuldade, após o desprendimento do polo cefálico, de avançar no desprendimento dos ombros (biacromial), que é acompanhada pela face pletórica da criança. Dentre as manobras que podem auxiliar na ultimação do parto, podem ser citadas:
Compartilhar