Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação aos antimicrobianos, assinale a afirmativa incorreta:

A
Os betalactâmicos constituem um grupo de antibióticos que têm como mecanismo de ação a inibição da síntese da parede celular.
B
O grupo das quinolonas, amplamente utilizado em nosso meio, tem como mecanismo de ação a inibição da DNA girase, comprometendo o espiralamento do DNA.
C
O uso de inibidores de beta-lactamase (sulbactam, ácido clavulânico) associados a um beta-lactâmico favorece o tratamento de infecções por estafilococos oxa-sensíveis, alguns gram-negativos produtores de betalactamase e anaeróbios.
D
As cefalosporinas de terceira geração apresentam uma cobertura superior contra bactérias gram-negativas, quando comparado às cefalosporinas de primeira e segunda geração.
E
O uso de uma fluorquinolona (levofloxacin/moxifloxacin) ou de um macrolídeo (azitromicina) não é indicado como droga isolada em pneumonias comunitárias não complicadas.
Tem-se observado nos últimos anos um aumento na incidência de coqueluche em diversos países do mundo, inclusive nos Estados Unidos da América e no Brasil. Com relação a esse aumento na incidência, assinale a alternativa correta.
José procurou o Centro de Saúde da Família com dor, de forte intensidade no primeiro dedo do pé esquerdo, após trauma contuso há 30 minutos. No exame físico foi evidenciado hematoma subungueal. Qual é a conduta mais adequada?
O tratamento de escolha para Pneumonia ambulatorial de crianças de 2 meses a 5 anos é:
Pré–escolar de 3 anos, com diagnóstico de asma grave e pneumonia de repetição é encaminhado a centro de referência para imunobiológicos especiais, para vacinação complementar. Seu esquema de imunização básica está completo. As vacinas que deverão ser indicadas, de acordo com as normas do Ministério da Saúde, são:
Compartilhar