Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação aos antimicrobianos, assinale a afirmativa incorreta:

A
Os betalactâmicos constituem um grupo de antibióticos que têm como mecanismo de ação a inibição da síntese da parede celular.
B
O grupo das quinolonas, amplamente utilizado em nosso meio, tem como mecanismo de ação a inibição da DNA girase, comprometendo o espiralamento do DNA.
C
O uso de inibidores de beta-lactamase (sulbactam, ácido clavulânico) associados a um beta-lactâmico favorece o tratamento de infecções por estafilococos oxa-sensíveis, alguns gram-negativos produtores de betalactamase e anaeróbios.
D
As cefalosporinas de terceira geração apresentam uma cobertura superior contra bactérias gram-negativas, quando comparado às cefalosporinas de primeira e segunda geração.
E
O uso de uma fluorquinolona (levofloxacin/moxifloxacin) ou de um macrolídeo (azitromicina) não é indicado como droga isolada em pneumonias comunitárias não complicadas.
Paciente com fístula entérica, com débito de 5 litros por dia, pode apresentar mais frequentemente o seguinte distúrbio ácido-básico:
Em qual das situações abaixo relacionadas, o uso de antimicrobianos na forma profilática NÃO está indicado:
Com relação aos divertículos epifrênicos, é correto afirmar, EXCETO:
Uma paciente do sexo feminino, 70 anos, foi atendida com quadro de dor constante em hipocôndrio direito há 8 horas. O exame físico revelou dor à palpação com defesa em hipocôndrio direito. Temperatura = 37º C; FC = 96. Ultrassonografia evidenciou uma vesícula biliar distendida com um cálculo de 2 cm no infundíbulo e hepatocolédoco de 8 mm. O PROVÁVEL diagnóstico e a conduta mais adequada são:
Compartilhar