Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Com relação aos antimicrobianos, assinale a afirmativa incorreta:

A
Os betalactâmicos constituem um grupo de antibióticos que têm como mecanismo de ação a inibição da síntese da parede celular.
B
O grupo das quinolonas, amplamente utilizado em nosso meio, tem como mecanismo de ação a inibição da DNA girase, comprometendo o espiralamento do DNA.
C
O uso de inibidores de beta-lactamase (sulbactam, ácido clavulânico) associados a um beta-lactâmico favorece o tratamento de infecções por estafilococos oxa-sensíveis, alguns gram-negativos produtores de betalactamase e anaeróbios.
D
As cefalosporinas de terceira geração apresentam uma cobertura superior contra bactérias gram-negativas, quando comparado às cefalosporinas de primeira e segunda geração.
E
O uso de uma fluorquinolona (levofloxacin/moxifloxacin) ou de um macrolídeo (azitromicina) não é indicado como droga isolada em pneumonias comunitárias não complicadas.
Conceitualmente um enxerto distingue-se de um retalho:
Com relação à variável sexo em saúde mental, as mulheres apresentam maior tendência que os homens para distúrbios:
A bronquiolite é uma doença respiratória predominantemente viral e pode causar surtos hospitalares. O agente responsável por mais de 50% dos casos é o vírus respiratório sincicial. A melhor medida de prevenção dos surtos hospitalares, nestes casos, consiste em:
Uma paciente vítima de politrauma secundário a um acidente automobilístico, foi atendida em um hospital terciário de trauma, estabilizada e tratada. No 4º dia pós-trauma, ela apresentou dispneia progressiva, queda de níveis de consciência e petéquias conjuntivais. Qual das seguintes lesões traumáticas mais provavelmente foi a causadora do quadro clínico apresentado?
Compartilhar