Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente masculino, 70 anos, diabético, com neoplasia de cólon, será submetido à colectomia eletiva. Em relação à profilaxia perioperatória, podemos dizer que:

A
deverá utilizar antibiótico profilático, por 48 horas, por via parenteral.
B
deverá utilizar antibiótico profilático, pré-operatório, por 48 horas, por via oral.
C
o antimicrobiano deverá ser iniciado 3 horas antes da cirurgia.
D
o antimicrobiano deverá ser utilizado na indução anestésica, não devendo ultrapassar 24 horas de uso.
E
por se tratar de cirurgia com manipulação de cólon, deverá ser realizada profilaxia perioperatória parenteral e preparação de cólon, com administração oral de antimicrobiano.
No próximo item é apresentada uma situação clínica hipotética envolvendo a interface da pediatria com a cirurgia pediátrica, seguida de uma assertiva a ser julgada. Por ocasião da visita a uma unidade básica de saúde para vacinar o filho de 4 meses de idade, a mãe informou que, quando da primeira dose da vacina contra difteria, tétano e coqueluche (DPT) combinada ao Hib, a criança apresentou febre, alguma hiporresponsividade e tumefação dolorosa no local da aplicação. Revendo a história, o pediatra não identificou fator de risco para doença neurológica. Nessa situação, o médico deverá recomendar a aplicação de vacina DPT acelular.
Dos fatores abaixo, qual indica a presença de colecistite aguda:
Assinale a alternativa CORRETA quanto a IMUNIZAÇÕES:
Menino de 4 anos de idade tem diagnóstico de anemia falciforme e é levado ao pronto-socorro com quadro agudo de febre e queda importante nos níveis de hemoglobina, caracterizado como episódio aplásico. O agente viral mais frequentemente envolvido nesses episódios, potencialmente fatais, é o:
Compartilhar