Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Cirurgia Geral

Paciente masculino, 70 anos, diabético, com neoplasia de cólon, será submetido à colectomia eletiva. Em relação à profilaxia perioperatória, podemos dizer que:

A
deverá utilizar antibiótico profilático, por 48 horas, por via parenteral.
B
deverá utilizar antibiótico profilático, pré-operatório, por 48 horas, por via oral.
C
o antimicrobiano deverá ser iniciado 3 horas antes da cirurgia.
D
o antimicrobiano deverá ser utilizado na indução anestésica, não devendo ultrapassar 24 horas de uso.
E
por se tratar de cirurgia com manipulação de cólon, deverá ser realizada profilaxia perioperatória parenteral e preparação de cólon, com administração oral de antimicrobiano.
Lactente de 10 meses de idade, sexo feminino, iniciou quadro de edema simétrico das mãos e pés. Ao exame estava irritado e apresentava palidez cutaneomucosa. Responsável informa que este quadro é o primeiro. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Uma mulher de 48 anos apresenta quadro de tremor de repouso em membros superiores (esquerda maior que direita) há três anos, associado à rigidez e bradicinesia. Os familiares observaram que seu rosto perdeu a expressão e ela tem mais dificuldade para caminhar, passos curtos e certa instabilidade postural. A paciente tem histórico de depressão no passado, e os sintomas atuais se agravaram no último ano, após ela separar-se do marido. A abordagem terapêutica mais adequada para essa paciente é:
Sobre a reanimação do recém-nascido na sala de parto, assinale a alternativa correta:
Paciente de 40 anos é admitido no Pronto-Socorro por cefaleia. Refere ser portador de adenocarcinoma de pulmão com metástases ósseas e cerebrais em tratamento há seis meses. De demais antecedentes relevantes, relata crise convulsiva há um mês. Não faz uso de quaisquer medicamentos além dos quimioterápicos infundidos no hospital periodicamente. Assinale o item que contém droga CONTRAINDICADA para o tratamento desta dor aguda.
Compartilhar