Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?

A
Drenagem pleural intercostal direita subaquática.
B
Punção aspirativa aliviadora.
C
Toracotomia axilar direita com pleurodese.
D
Drenagem pleural intercostal direita com pleurodese química pelo dreno.
E
Repouso e observação.
A convulsão febril é o problema neurológico mais comum na infância. Em relação à convulsão febril, assinale a alternativa INCORRETA.
No paciente que se apresenta com clínica de rinossinusite aguda, devemos desconfiar de infecção bacteriana ao invés de viral quando:
Criança de 3 anos, com história ou crises convulsivas, em uso regular de fenobarbital, dá entrada no pronto-socorro com convulsão tônico clônico generalizada de duração maior do que 15 minutos, segundo relato dos pais. Mãe refere que a criança não recebeu as últimas 2 doses da medicação. Qual é a sequência ADEQUADA de condutas para esse caso?
Um menino de 8 anos apresenta dificuldade de interação social, mostrando isolamento e indiferença afetiva. Apresenta uma linguagem imatura, ecolalia e entonação monótona. Apresenta apego excessivo a objetos e fascínio por rodas em movimento. Seu desenvolvimento cognitivo está reduzido e o aspecto físico é normal. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar