Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente masculino de 25 anos, previamente hígido, apresenta-se com queixa de discreta dor torácica, à direita, de início há cerca de 12 horas. Uma radiografia do tórax demonstrou a presença de pneumotórax à direita com volume inferior a 20% do hemitórax, sem doença pulmonar subjacente. Ao exame físico, apresenta-se eupneico, normotenso (120 x 80 mmHg), com frequência cardíaca de 88 bpm em repouso e murmúrio vesicular reduzido à direita. Qual a conduta mais indicada inicialmente?

A
Drenagem pleural intercostal direita subaquática.
B
Punção aspirativa aliviadora.
C
Toracotomia axilar direita com pleurodese.
D
Drenagem pleural intercostal direita com pleurodese química pelo dreno.
E
Repouso e observação.
Em relação ao glaucoma crônico de ângulo aberto, assinale a alternativa CORRETA:
Criança com 2 anos é trazida ao pronto-socorro pela mãe em estado torporoso, sudoreico e com salivação intensa. Mãe informa que o início dos sintomas foi agudo e observou quando retornou do banho já que a criança brincava na cozinha. Ao exame observa-se miose e bradicardia. A conduta mais adequada e provável diagnostico são:
Mãe refere que menor de 8 anos apresenta queixa de massa cervical em linha média que modifica ao colocar a língua para fora e que piora ao apresentar infecção de vias aéreas superiores. Nesse caso, qual o provável diagnóstico?
Paciente adulto jovem (19 anos) com lesão de consistência amolecida, com 7 cm de diâmetro, localizada no nível III à esquerda, anterior ao músculo Esternocleidomastoideo, indolor à palpação e que à PAAF veio com o detalhe de lesão cística com presença de cristais de colesterol. Qual a principal hipótese diagnóstica?
Compartilhar