Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?

A
Manter hidratação, controlar sinais vitais, medir diurese diária e realizar o tempo de coagulação na admissão e, posteriormente, a cada 12 horas.
B
Fazer antissepsia do local da picada.
C
Manter repouso no leito nas primeiras 24 horas com o segmento anatômico atingido em posição de drenagem postural.
D
Aplicar 2 a 4 ampolas de soro antibotrópico, por ser uma caso leve e ocorrido há menos de 6 horas.
E
Administrar anti-inflamatórios e analgésico, tipo salicitato.
Em relação ao empiema pleural em crianças, considere as afirmativas abaixo: 1. A grande maioria dos empiemas pleurais em crianças é de natureza parapneumônica. 2. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado apenas na fase fibrinopurulenta. 3. A ecografia de cavidade pleural é o exame mais indicado, independentemente da fase do empiema. 4. O tratamento de eleição na fase exsudativa é a videotoracoscopia. 5. Videotoracoscopia e uso de fibrinolítico intrapleural são tratamentos para a fase fibrinopurulenta. Assinale a alternativa correta.
Ao analisar um partograma, alguns dos eventos abaixo podem estar associados ao diagnóstico de desproporção cefalopélvica: I - fase ativa prolongada. II - parada secundária da dilatação. III - período pélvico prolongado. IV - parada secundária da descida. Assinale a alternativa CORRETA.
Em relação à apresentação clínica de paciente com papiledema, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito do desenvolvimento neuropsicomotor da criança normal, no primeiro ano de vida, são corretas as afirmações abaixo, EXCETO:
Compartilhar