Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?

A
Manter hidratação, controlar sinais vitais, medir diurese diária e realizar o tempo de coagulação na admissão e, posteriormente, a cada 12 horas.
B
Fazer antissepsia do local da picada.
C
Manter repouso no leito nas primeiras 24 horas com o segmento anatômico atingido em posição de drenagem postural.
D
Aplicar 2 a 4 ampolas de soro antibotrópico, por ser uma caso leve e ocorrido há menos de 6 horas.
E
Administrar anti-inflamatórios e analgésico, tipo salicitato.
Julgue o item subsecutivo, que trata de distúrbios endócrinos, hematológicos, reumatológicos e renais encontrados com frequência em pacientes que procuram ambulatório de ginecologia. Para paciente em fase de menacme, usuária de contracepção hormonal contínua, que apresente dor pélvica intensa e aguda em cólica, irradiada do ângulo costovertebral para a região inguinal, e exame sumário de urina com hematúria, deve ser solicitada a realização de ecografia para confirmar o provável diagnóstico de litíase renal.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal causa de complicação do divertículo de Meckel em adultos é a obstrução intestinal, decorrente de volvo intestinal, intussuscepção ou encarceramento em hérnia inguinal.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal complicação do divertículo de Meckel é a necrose intestinal.
No que diz respeito aos divertículos do intestino delgado, julgue o item subsecutivo. A principal complicação do divertículo de Meckel é a necrose intestinal. O divertículo de Meckel é a anormalidade congênita mais comum do intestino delgado.
Compartilhar