Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente masculino, de 28 anos, trabalhador rural, chega ao serviço de saúde trazido por familiares, devido a picada de membro inferior esquerdo por “Jararaca”, ocorrida há 2 horas. O ofídio foi capturado. Ao exame, foram constatados dois sinais puntiformes de picada, edema local leve. Com relação a este caso, as medidas a serem consideradas estão listadas abaixo. Qual a INCORRETA?

A
Manter hidratação, controlar sinais vitais, medir diurese diária e realizar o tempo de coagulação na admissão e, posteriormente, a cada 12 horas.
B
Fazer antissepsia do local da picada.
C
Manter repouso no leito nas primeiras 24 horas com o segmento anatômico atingido em posição de drenagem postural.
D
Aplicar 2 a 4 ampolas de soro antibotrópico, por ser uma caso leve e ocorrido há menos de 6 horas.
E
Administrar anti-inflamatórios e analgésico, tipo salicitato.
Na crise convulsiva febril benigna do lactente, o laudo esperado do exame tomográfico de crânio deve ser:
Uma paciente chega ao Pronto Atendimento levada por familiares com história de uso de grande quantidade de antidepressivos tricíclicos. Qual a afirmação correta sobre a abordagem da intoxicação nesse caso?
Considere as assertivas sobre crianças com autismo, e preencha os parênteses com V (Verdadeiro) e F (Falso). Crianças autistas: ( ) apresentam grandes prejuízos na interação social e na comunicação; ( ) têm, em sua maioria, diagnóstico associado de retardo mental; ( ) iniciam o quadro clínico entre 6 e 12 anos de idade, geralmente; ( ) realizam movimentos repetitivos como flapping das mãos e balanceio do corpo; ( ) apresentam, como um dos critérios diagnósticos, alucinações auditivas por um período de 7 dias. O correto preenchimento dos parênteses, é:
Qual a situação indicaria tratamento cirúrgico de urgência em um paciente adulto jovem previamente hígido com história de cólica renal e diagnóstico de cálculo ureteral?
Compartilhar