Paciente masculino de 32 anos é admitido na emergência hospitalar com cólica renal. A ecografia de vias urinárias demonstra cálculo no trajeto do ureter proximal esquerdo e leve dilatação do sistema pielocalicial. Qual das seguintes condições abaixo descarta a possibilidade de tratamento medicamentoso expulsivo (conduta médica conservadora)?
A
Cálculo igual ou menor do que 6 mm.
B
História pregressa de litíase urinária.
C
Pielonefrite associada.
D
Ausência de eliminação do cálculo em 10 dias.
E
Migração do cálculo ao ureter distal.
Outras questões
Lactente de 4 meses vai ao Posto de Saúde para aplicar as vacinas de rotina. A mãe informa à técnica que não formou a cicatriz da BCG. A conduta a ser seguida é:
Homem de 35 anos, auxiliar geral, refere há 5 dias dor na região lombar baixa, sem irradiação que piora com a movimentação da coluna e que melhora com o repouso. Nega trauma local e outras queixas. A dor é considerada de média intensidade, melhorando com o uso de analgésicos e relaxantes musculares. Ao exame físico, há dor na região lombar baixa, à flexão e extensão máxima da coluna. Qual exame subsidiário você solicitaria para este caso?
Criança com 5 anos de idade, irmão de paciente com Tuberculose pulmonar bacilífera, foi ao Posto de Saúde para exame de comunicante. A criança não foi vacinada com BCG. Não apresentava queixas gerais ou respiratórias. O exame físico estava sem alterações. PPD: 11 mm. A Radiografia de tórax mostrou um nódulo calcificado de 6 mm no terço médio do pulmão direito. Qual a conduta?
Atualmente, a denominação de úlcera de Marjolin é usada quando neoplasias malignas se desenvolvem sobre úlceras, fístulas e cicatrizes de diversas etiologias e é caracterizada anatomopatologicamente como: