Questões na prática

Clínica Médica

Nefrologia

Paciente masculino de 32 anos é admitido na emergência hospitalar com cólica renal. A ecografia de vias urinárias demonstra cálculo no trajeto do ureter proximal esquerdo e leve dilatação do sistema pielocalicial. Qual das seguintes condições abaixo descarta a possibilidade de tratamento medicamentoso expulsivo (conduta médica conservadora)?

A
Cálculo igual ou menor do que 6 mm.
B
História pregressa de litíase urinária.
C
Pielonefrite associada.
D
Ausência de eliminação do cálculo em 10 dias.
E
Migração do cálculo ao ureter distal.
Em relação à Leishmaniose visceral ou calazar, pode-se dizer que:
A afirmação CORRETA em relação às queimaduras, que constituem um dos acidentes mais frequentes em pediatria, é:
Paciente de 56 anos, diabético, apresenta dor lombar de forte intensidade à direita, em cólica, há três dias, associada à disúria e polaciúria. Há um dia refere astenia e calafrios. Em tomografia identificou-se cálculo de 0,4 cm em ureter médio/distal direito, determinando moderada dilatação ureteropielocalicial a montante. No atendimento inicial PA = 90/60 mmHg, FC = 100 bpm e a temperatura axilar = 38,1°C. Qual a melhor opção terapêutica?
Em relação à triagem metabólica neonatal preconizada pelo Ministério da Saúde, são apresentadas as assertivas a seguir: I. Todo RN deve ser rastreado para fenilcetonúria, hipotireoidismo e hemoglobinopatia. II. Como rotina, devem ser solicitados testes de triagem para fibrose cística, galactosemia e tirosinemia. III. A coleta de sangue para os testes deve ser feita a partir do primeiro dia de vida, até no máximo 3 meses de vida. Qual é a alternativa correta?
Compartilhar