Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente masculino, de 48 anos de idade, proveniente da Bahia, é admitido em um hospital geral do Distrito Federal, com hematêmese. Sua pressão arterial é de 90/60 mmHg. O exame físico apresenta esplenomegalia e ascite, e o hematócrito inicial é de 26%. Nega o uso de álcool, porém, refere banhos em lagoa na adolescência e de conhecer o caramujo. A sucção por sonda nasogástrica resultou em 300 ml de sangue fresco. Após as reposições iniciais, esse homem deveria ser submetido a:

A
Tamponamento esofágico com balão.
B
Endoscopia digestiva alta.
C
Esofagograma baritado.
D
Angiografia seletiva.
E
Laparotomia exploradora.
Em relação à fisiopatologia da pré-eclâmpsia, pode-se afirmar que: I. a invasão do trofoblasto nas artérias espiraladas é incompleta; II. existe redução da ação de prostaciclina na circulação materna e aumento da ação do tromboxano; III. o volume plasmático, em relação à gestante normal, encontra-se contraído; IV. na pré-eclâmpsia a perfusão renal está aumentada. Das afirmações, somente estão corretas:
Em pacientes hospitalizados, os médicos necessitam estar atentos à influência de determinados fatores que interferem nos valores de exames laboratoriais sanguíneos e que não estão envolvidos diretamente com a doença. Com base no enunciado e nos conhecimentos sobre o tema, assinale a alternativa correta.
Sobre o tema arritmias cardíacas, assinale a alternativa correta:
Lactente de seis meses em acompanhamento ambulatorial devido à sífilis congênita, é tratada no período neonatal com penicilina cristalina, durante 10 dias. As manifestações tardias por hipersensibilidade que esta criança poderá apresentar são:
Compartilhar