Questões na prática

Clínica Médica

Hepatologia

Paciente masculino, de 48 anos de idade, proveniente da Bahia, é admitido em um hospital geral do Distrito Federal, com hematêmese. Sua pressão arterial é de 90/60 mmHg. O exame físico apresenta esplenomegalia e ascite, e o hematócrito inicial é de 26%. Nega o uso de álcool, porém, refere banhos em lagoa na adolescência e de conhecer o caramujo. A sucção por sonda nasogástrica resultou em 300 ml de sangue fresco. Após as reposições iniciais, esse homem deveria ser submetido a:

A
Tamponamento esofágico com balão.
B
Endoscopia digestiva alta.
C
Esofagograma baritado.
D
Angiografia seletiva.
E
Laparotomia exploradora.
Considerando-se o procedimento de intubação orotraqueal com Protocolo de Sequência Rápida, em paciente criticamente enfermo, a sequência correta dos procedimentos a serem realizados é:
Em relação à cirurgia videolaparoscópica, é correto afirmar:
Em paciente com grande queimadura, a causa primária de choque é:
Tendo recebido uma joelhada no flanco direito, durante uma partida de futebol, um jogador do Jardim Futebol Clube é levado para o hospital. Ao urinar, ele apresentou hematúria macroscópica, e foi, então, realizada uma tomografia de abdome, que revelou trauma renal grau II (pequena laceração cortical e hematoma perirrenal). De acordo com a American Association for the Surgery of Trauma, para o caso desse paciente a conduta adequada é:
Compartilhar