Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente masculino, de 51 anos apresenta-se ao pronto-socorro relatando um episódio de hematêmese há 2 horas, com aproximadamente 200 ml de volume. Nega melena. Nega doença péptica ou uso de anti-inflamatórios não esteroides. Nega etilismo. Ao exame clínico apresenta-se consciente, com pressão arterial 110/68 mmHg, pulso 115 bpm, frequência respiratória 18 mrm, hipocorado, sem sinais de irritação peritoneal. A respeito do caso apresentado assinale a alternativa CORRETA:

A
O paciente não poderia apresentar-se com hematoquezia.
B
A causa mais provável do sangramento é neoplasia gástrica.
C
A primeira conduta é providenciar endoscopia digestiva alta.
D
O uso de inibidores de bomba de prótons deve ser iniciado antes da confirmação diagnóstica.
E
Após iniciado o tratamento, a endoscopia digestiva deve ser realizada em até 48 horas.
A respeito da quimioprofilaxia em casos de meningite bacteriana, é correto afirmar:
Ao analisar um partograma, alguns dos eventos abaixo podem estar associados ao diagnóstico de desproporção cefalopélvica: I - fase ativa prolongada. II - parada secundária da dilatação. III - período pélvico prolongado. IV - parada secundária da descida. Assinale a alternativa CORRETA.
De acordo com os critérios da American Society of Anesthesiologist (ASA) podemos classificar os pacientes em cinco tipos. Uma paciente portadora de colelitíase e insuficiência cardíaca congestiva grave com dispneia a pequenos esforços e ortopneia é classificada como sendo:
Vinicius, 45 anos, é empresário e viajará para Manaus a trabalho por 6 meses. Queixa-se de rouquidão pela manhã e azia há 4 anos. Sua mãe contava que ele apresentava episódios de diarreia na infância, acompanhados de distensão abdominal, cólica e assaduras (dermatite) persistentes. Na época foram retirados de sua alimentação o leite e seus derivados, sendo permitido o uso de iogurte. Evoluiu sem sintomas até a adolescência quando abandonou a dieta. Ao exame físico está eutrófico. Foram prescritos alguns medicamentos sintomáticos e inibidor de bomba de próton (IBP), proposta a investigação diagnostica e a profilaxia de doenças do viajante Vinicius está assintomático após um mês de tratamento diário com IBP. A endoscopia digestiva mostra esôfago de Barret e a histopatologia afasta displasia. A esofagomanometria revela pressão normal do esfíncter esofagiano inferior e ausência de distúrbios motores. Com relação à quimioprofilaxia de malária deve-se:
Compartilhar