Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente masculino, de 51 anos apresenta-se ao pronto-socorro relatando um episódio de hematêmese há 2 horas, com aproximadamente 200 ml de volume. Nega melena. Nega doença péptica ou uso de anti-inflamatórios não esteroides. Nega etilismo. Ao exame clínico apresenta-se consciente, com pressão arterial 110/68 mmHg, pulso 115 bpm, frequência respiratória 18 mrm, hipocorado, sem sinais de irritação peritoneal. A respeito do caso apresentado assinale a alternativa CORRETA:

A
O paciente não poderia apresentar-se com hematoquezia.
B
A causa mais provável do sangramento é neoplasia gástrica.
C
A primeira conduta é providenciar endoscopia digestiva alta.
D
O uso de inibidores de bomba de prótons deve ser iniciado antes da confirmação diagnóstica.
E
Após iniciado o tratamento, a endoscopia digestiva deve ser realizada em até 48 horas.
Assinale a alternativa que NÃO precisa ser evitada no caso de paciente do sexo masculino com diagnóstico de paralisia periódica hipercalêmica.
Como é conhecido o sistema internacional de colocação e posicionamento dos eletrodos de escalpo em eletrencefalografia?
Qual dos padrões abaixo NÃO pode ser incluído entre as variantes eletrencefalográficas benignas ou de significado clínico incerto?
Um paciente de 36 anos de idade com epilepsia do lobo temporal (crises epilépticas tipo parcial complexa), intratável, associada com esclerose do lobo temporal mesial, é submetido a lobectomia temporal esquerda. Qual é o mais provável problema que pode ocorrer após a cirurgia?
Compartilhar