Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente masculino, de 51 anos apresenta-se ao pronto socorro relatando um episódio de hematêmese há 2 horas, com aproximadamente 200 ml de volume. Nega melena. Nega doença péptica ou uso de anti-inlamatórios não esteroides. Nega etilismo. Ao exame clínico apresenta-se consciente, com pressão arterial 110/68mmhg, pulso 115bpm, frequência respiratória 18 mrm, hipocorado, sem sinais de irritação peritoneal. A respeito do caso apresentado assinale a alternativa CORRETA:

A
O paciente não poderia apresentar-se com hematoquezia.
B
A causa mais provável do sangramento é a neoplasia gástrica.
C
A primeira conduta é providenciar endoscopia digestiva alta
D
O uso de inibidores de bomba de prótons deve ser iniciado antes da confirmação diagnóstica.
E
Após iniciado o tratamento, a endoscopia digestiva deve ser realizada em até 48 horas.
Entre as assertivas abaixo, qual é a condição mais comum de comodidade associada ao Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)?
Quanto aos fatores de risco para paralisia cerebral, é CORRETO afirmar que:
Submetido por seu urologista assistente a um screening primário para Ca de próstata, um paciente de 50 anos de idade apresentou os seguintes resultados nos exames complementares: PSA total = 3,8 ng/ml; relação PSA livre/PSA total < 0,15; densidade do PSA = 0,22; velocidade de ascensão do PSA = 1,25 ng/ml. Esse conjunto de dados, particularmente a análise dos refinamentos do PSA, permite supor o seguinte diagnóstico como o mais provável:
Um fator associado ao aumento do risco de recorrência de crise convulsiva febril é:
Compartilhar