Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Paciente masculino, de 51 anos apresenta-se ao pronto-socorro relatando um episódio de hematêmese há 2 horas, com aproximadamente 200 ml de volume. Nega melena. Nega doença péptica ou uso de anti-inflamatórios não esteroides. Nega etilismo. Ao exame clínico apresenta-se consciente, com pressão arterial 110/68 mmHg, pulso 115 bpm, frequência respiratória 18 mrm, hipocorado, sem sinais de irritação peritoneal. A respeito do caso apresentado assinale a alternativa CORRETA:

A
O paciente não poderia apresentar-se com hematoquezia.
B
A causa mais provável do sangramento é neoplasia gástrica.
C
A primeira conduta é providenciar endoscopia digestiva alta.
D
O uso de inibidores de bomba de prótons deve ser iniciado antes da confirmação diagnóstica.
E
Após iniciado o tratamento, a endoscopia digestiva deve ser realizada em até 48 horas.
Uma instrumentadora recentemente contratada, escalada para auxiliar em uma apendicectomia, iniciou com processo de urticária e angioedema durante o procedimento. Foi tratada com adrenalina e anti-histamínicos, evoluindo bem. Na semana seguinte, durante uma cirurgia cardíaca, apresentou brancoespasmo com edema de glote, tendo sido encaminhada à emergência. Nesse episódio, demonstrou extrema ansiedade, relatando sensação de morte iminente. A causa mais provável destas manifestações é o fato de a funcionária
Em relação ao PSA, afirma-se que: I. Nos adenocarcinomas de próstata de alto grau (Gleason 8-10) e variante ductal, o PSA costuma ser muito elevado; II. O PSA se eleva com a idade e com o volume prostático; III. O PSA pode ser falsamente elevado pela cistoscopia, pela cateterização ureteral e pela infecção urinária. Está/Estão CORRETA (S) a (s) afirmativa (s):
Um menino com 1 ano e 3 meses de vida apresenta diarreia e irritabilidade, além de queda nos percentis de curvas de peso e estatura. A suspeita é de enteropatia glúten induzida. Pode-se afirmar que, nesta doença:
Paciente de 22 anos, com nódulo cervical lateral, medindo 3,5 × 2,4 cm, próximo ao ângulo da mandíbula direita, indolor, de consistência amolecida e limites precisos, fez biópsia por Punção Aspirativa com Agulha Fina ? PAAF, com achado de lesão cística, sem sinais de malignidade. Melhor conduta:
Compartilhar