Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:

A
proteína do líquido pleural/proteína sérica < 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,6.
B
proteína do líquido pleural/proteína sérica < 0,6; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,5.
C
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica > 0,6.
D
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,6; LDH do líquido pleural/LDH sérica > 0,5.
E
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,6.
MCR, freira de 72 anos, branca, asmática com história de uso crônico e intermitente de corticoides, hipertensa em uso de enalapril e hidroclortiazida, com Índice de Massa Corporal (IMC) de 19 Kg/m², sedentária, nuligesta, menopausa aos 46 anos e que nunca fez terapia de Reposição Hormonal. Além de um programa de exercícios físicos, suporte nutricional e suplementação de cálcio e vitamina D e levando-se em conta a melhor relação custo-benefício, o que mais poderia ser prescrito para a freira MCR?
Paciente com história de mancha hipercrômica ovalada que surge após o uso de analgésicos, desaparece gradualmente após a suspensão da medicação e recidiva no mesmo local após nova exposição à droga. Trata-se provavelmente de
Recém-nascido a termo, peso ao nascer de 3.400 g, Apgar 9/9, gestação sem intercorrências, vem para consulta de rotina no 28º dia com teste do pezinho apresentando TSH baixo (85). A mãe relata que a criança é ativa, suga bem. Apresenta bom ganho ponderal e exame físico normal. A conduta indicada é:
Com relação aos cuidados no pós-operatório, julgue o item que se segue. Na resposta endócrina e metabólica ao trauma, as variações do sódio constituem fator relevante para mediar a intensidade das alterações encontradas.
Compartilhar