Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Hematologia

Otorrinolaringologia

Paciente masculino, de 55 anos, é hipertenso, em uso de anti-hipertensivos e AAS. Procura atendimento médico devido a primeiro episódio de epistaxe, a qual não cessou com medidas caseiras, como gelo local. Ao exame, apresenta: ritmo cardíaco regular; PA=220/140 mmHg; FC=90 bpm; sangramento nasal, não sendo possível identificar sua origem. Dentre as condutas abaixo, qual a mais adequada?

A
Normalizar a pressão arterial, suspender AAS e reavaliar necessidade de tamponamento.
B
Realizar temponamento anterior com fita gaze esterelizada com vaselina ou cortando-se o dedo de uma luva cirúrgica, preenchendo seu interior com esponja, e lubrificando-o com vaselina ou pomada antibiótica.
C
Encaminhar para um otorrinolaringologista e hematologista.
D
Realizar pressão digital do nariz para controlar o sangramento ativo e iniciar investigação laboratorial: hemoglobina, plaquetas, TP, TTP e tempo de sangramento.
E
Realizar tamponamento anterior, reduzir pressão arterial e iniciar reposição volêmica.
Em relação às complicações metabólicas e nutricionais das cirurgias bariátricas, é correto afirmar:
Hiperplasia Prostática Benigna é um processo patológico muito frequente em homens, que contribui, mas não é a única causa, para o aparecimento de sintomas do trato urinário inferior. Nesta condição,
L.M.O.L., sexo feminino, 34 anos, história pregressa recente de ingesta de soda cáustica, apresenta episódios de tosse durante qualquer tentativa de deglutição alimentar. Endoscopia Digestiva Alta (EDA) evidencia esôfago de mucosa edemaciada e hiperemiada difusamente, com fibrina e áreas de necrose superficial, além de orifício de 2,0 cm de diâmetro, localizado a 22,0 cm da arcada dentária superior, sugestivo de fístula. A broncoscopia confirmou fístula esofagotraqueal em nível da carina. Assinale a alternativa que apresenta a MELHOR conduta para essa paciente.
A cardiopatia congênita denominada tetralogia de Fallot se caracteriza por:
Compartilhar