Paciente masculino, de 55 anos, é hipertenso, em uso de anti-hipertensivos e AAS. Procura atendimento médico devido a primeiro episódio de epistaxe, a qual não cessou com medidas caseiras, como gelo local. Ao exame, apresenta: ritmo cardíaco regular; PA=220/140 mmHg; FC=90 bpm; sangramento nasal, não sendo possível identificar sua origem. Dentre as condutas abaixo, qual a mais adequada?
A
Normalizar a pressão arterial, suspender AAS e reavaliar necessidade de tamponamento.
B
Realizar temponamento anterior com fita gaze esterelizada com vaselina ou cortando-se o dedo de uma luva cirúrgica, preenchendo seu interior com esponja, e lubrificando-o com vaselina ou pomada antibiótica.
C
Encaminhar para um otorrinolaringologista e hematologista.
D
Realizar pressão digital do nariz para controlar o sangramento ativo e iniciar investigação laboratorial: hemoglobina, plaquetas, TP, TTP e tempo de sangramento.
E
Realizar tamponamento anterior, reduzir pressão arterial e iniciar reposição volêmica.
Outras questões
Homem que trabalha com metalurgia (soldador) de 47 anos refere início súbito de turvação visual, dor ocular bilateral e resplandescência (halo ao olhar para de fontes luminas). Ao exame, observa-se hiperemia conjuntival difusa e congestão conjuntival periférica. A pupila se encontrava mediomidriática. O diagnóstico provável é:
Paciente de 13 anos de idade, sexo masculino, queixa-se de dor em região anterior do joelho direito. Ele pratica handebol 3 vezes por semana. A radiografia do joelho mostra um ossículo na inserção do ligamento patelar junto à tuberosidade anterior da tíbia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Com relação à atresia de esôfago, qual das assertivas abaixo é incorreta?
Recém nascido a termo, peso de 3200 gramas recebeu alta após 48 horas de vida sugando bem o seio materno e apresentando icterícia discreta (bilirrubina = 8mg/dl predominando a fração indireta). Mãe tipo sanguíneo O Rh + e RN tipo O Rh +. No 12o dia de vida permanecia ictérico em bom estado geral. Exame físico normal e ganhando peso. Bilirrubinas totais de 12mg/dl com bilirrubina indireta de 11,52 mg/dl. A conduta será: