Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:
A
proteína do líquido pleural/proteína sérica < 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,6.
B
proteína do líquido pleural/proteína sérica < 0,6; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,5.
C
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica > 0,6.
D
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,6; LDH do líquido pleural/LDH sérica > 0,5.
E
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,6.
Outras questões
A alteração do ciclo menstrual é uma das principais causas de consulta ginecológica. Acerca desse tema, julgue o item subsequente. A síndrome de Savage é caracterizada por amenorreia primária de causa ovariana em decorrência da deficiência de receptores para o hormônio folículo estimulante (FSH).
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item: Infertilidade conjugal é a ausência de concepção após um ano de coitos regulares e desprotegidos, e denomina-se primária na ausência de gestação prévia e secundária quando há antecedentes de gestação, mesmo que esta não tenha evoluído até o termo.
Acerca do planejamento familiar e infertilidade conjugal, julgue o seguinte item. A anticoncepção de emergência pode prevenir gestações indesejadas e aborto clandestino. Entretanto, não deve ser utilizada como método contraceptivo habitual porque, em caso de implantação ovular, pode interromper uma gestação em curso.
Acerca de assistência pré-concepcional e pré-natal, julgue o próximo item. Na consulta pré-concepcional com intuito de prevenir os defeitos abertos do tubo neural, deve-se orientar a paciente a iniciar o uso de ácido fólico a partir da quarta semana de gestação.