Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente masculino de 55 anos, trabalhador em marmoraria desde os 15 anos, procurou o serviço de clínica médica com queixas de dispneia que se intensificou nos últimos 6 meses, associada à dor torácica pouco responsiva ao uso de anti-inflamatórios, astenia e emagrecimento. Ao exame físico apresentou: murmúrio vesicular abolido nos 2/3 inferiores do hemitórax esquerdo. Realizou radiografia de tórax que evidenciou derrame pleural volumoso sem desvio do mediastino. O médico atendeu o paciente e solicitou toracocentese diagnóstica e a análise do líquido pleural demonstrou:

A
proteína do líquido pleural/proteína sérica < 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,6.
B
proteína do líquido pleural/proteína sérica < 0,6; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,5.
C
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica > 0,6.
D
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,6; LDH do líquido pleural/LDH sérica > 0,5.
E
proteína do líquido pleural/proteína sérica > 0,5; LDH do líquido pleural/LDH sérica < 0,6.
Paciente do sexo feminino, 56 anos, com abdominoplastia prévia é submetida a colecistectomia videolaparoscópica. Durante a indução do pneumoperitônio apresentou bradicardia intensa. A etiologia mais provável deste evento e o tratamento mais adequado são:
O pulso paradoxal, dispnéia, distensão venoso jugular e bulhas cardíacas abafadas é a descrição do exame físico de: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. - CECIL Tratado de Medicina Interna Vol. I e II. 22ª edição - Editora Elsevier, 2005.
Quanto ao uso de Aspirina é CORRETO afirmar: Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. - CECIL Tratado de Medicina Interna Vol. I e II. 22ª edição - Editora Elsevier, 2005.
Você foi chamado para avaliar um paciente de 62 anos de idade, do sexo masculino, que apresentava tremor intermitente na mão esquerda e vago desconforto no braço esquerdo. Ao exame físico, você observou tremor mínimo de repouso na mão esquerda que desaparecia com o uso do membro. Leve rigidez no punho e no cotovelo esquerdos e diminuição do movimento conjugado dos membros superiores durante exame da marcha. Assinale a alternativa que contenha a HIPÓTESE DIAGNÓSTICA MAIS PROVÁVEL:
Compartilhar