Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Paciente masculino, de 72 anos, relata história de dificuldade miccional progressiva. Refere episódios de retenção urinaria aguda no passado, resolvidos espontaneamente. Qual das afirmativas abaixo NÃO pode ser considerada correta para esse caso?

A
O diagnóstico mais provável é hiperplasia de próstata.
B
Deve-se considerar o toque retal para avaliar as características da próstata e diferenciação com carcinoma prostático.
C
A ultrassonografia abdominal mostra aumento da próstata fazendo protrusão no interior da bexiga junto ao colo vesical, típica de obstrução urinária baixa.
D
Deve-se questionar o paciente sobre a existência de calafrios, prostração, febre e dor ao toque retal, para diferenciar com prostatite aguda.
E
A presença de divertículo vesical grande está frequentemente associada com o quadro apresentado pelo paciente.
O delírio pós-operatório ocorre numa proporção de 11 a 25 %, com maiores índices registrados em idosos. Entre os diagnósticos abaixo, o que NÃO é fator causal do delírio:
Sobre o Câncer de Nasofaringe, qual o sintoma mais comum de apresentação inicial:
Um paciente com quadro de obstrução arterial aguda é visto numa localidade onde não existem condições para cirurgia arterial, devendo ser removido para outra cidade. Qual seria a medicação de escolha a ser utilizada para tentar impedir o agravamento do quadro isquêmico?
Mãe comparece ao Ambulatório Araújo Lima da UFAM com lactente de dois meses apresentando há um mês estridor inspiratório que piora com decúbito dorsal. Qual o provável diagnóstico?
Compartilhar