Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Nefrologia

Paciente masculino, de 72 anos, relata história de dificuldade miccional progressiva. Refere episódios de retenção urinaria aguda no passado, resolvidos espontaneamente. Qual das afirmativas abaixo NÃO pode ser considerada correta para esse caso?

A
O diagnóstico mais provável é hiperplasia de próstata.
B
Deve-se considerar o toque retal para avaliar as características da próstata e diferenciação com carcinoma prostático.
C
A ultrassonografia abdominal mostra aumento da próstata fazendo protrusão no interior da bexiga junto ao colo vesical, típica de obstrução urinária baixa.
D
Deve-se questionar o paciente sobre a existência de calafrios, prostração, febre e dor ao toque retal, para diferenciar com prostatite aguda.
E
A presença de divertículo vesical grande está frequentemente associada com o quadro apresentado pelo paciente.
Em relação à Hiperplasia Prostática Benigna, qual a alternativa correta?
A traqueostomia como substituta do tubo orotraqueal é principalmente realizada para facilitar a aspiração de secreções traqueobrônquicas, diminui o espaço morto anatômico, facilitar o desmame e:
A mais importante causa de bronquiolite na infância é:
Uma criança de 7 anos estava brincando quando se dependurou em um tanque de lavar roupa que virou e caiu sobre ele gerando um trauma abdominal contuso na região supraumbelical do abdômen. À admissão na emergência a criança apresentava-se com dor abdominal intensa e foi submetida a um raio X de abdômen e tórax que evidenciou imagem de gás circundando os rins e grandes vasos abdominais. Esse achado mais provavelmente se deve a lesão de qual dos seguintes órgãos?
Compartilhar