Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente multípara de 38 anos comparece ao ambulatório de Planejamento Familiar para orientação. O médico reconhece condições de contraindicação absoluta ao uso de anticoncepcional oral combinado. Das assertivas abaixo, qual dessas doenças devem fazer parte da história clínica desta paciente?

A
Doença hepática em atividade, história de tromboembolismo e câncer de mama prévio;
B
História de tromboembolismo, endometriose e câncer de mama prévio;
C
Tumor hipofisário, câncer de mama prévio e miomatose uterina;
D
Síndrome de Marfan, miomatose uterina e endometriose.
Homem de 22 anos é trazido à emergência por uma ambulância devido a quadro de dor toráxica e formigamento nas mãos. Acredita ter sofrido ataque cardíaco e está muito assustado com a possibilidade de morrer subitamente. Relata episódios semelhantes toda vez que se encontra em locais com muitas pessoas. Nega antecedentes de qualquer doença. Ao exame, apresenta sudorese, taquipneia e pressão arterial, ligeiramente, acima de 140/90 mmHg. O eletrocardiograma mostra taquicardia sinusal. A temperatura, a glicemia e a dosagem de enzimas cardíacas estão normais. Qual o manejo mais apropriado para esta situação na emergência?
Em relação a medicações sedativas e hipnóticas, Considerar as assertivas abaixo: I - A expressão hipnótico-sedativo refere-se a uma classe heterogênea de drogas que inclui benzodiazepinicos, barbituratos e diversos hipnóticos II - Benzodiazepínico de uso diário e prolongado pode ser descontinuado abruptamente sem prejuízo da eficácia III - Algumas dessas medicações são potentes antiepiléticos, pois elevam o limiar de convulsão É(são) correta(s) a(s) assertiva(s):
As alternativas abaixo estão corretas, exceto:
Sobre doença hemolítica perinatal: I - O exame de painel de hemácias permite a identificação do antígeno específico responsável pelo processo de aloimunização. II - A negatividade do teste de Kleihauer e a positividade do teste de Coombs indireto comprovam a eficácia da imunoglobulina anti-Rh. III - A funiculocentese é exame essencial na propedêutica porque não aumenta de forma significativa o grau de aloimunização. IV - A dopplerfluxometria da artéria cerebral média fetal (velocidade sistólica máxima) permite a identificação de anemias moderada e grave. Está CORRETO apenas o que está contido em:
Compartilhar