Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente multípara de 38 anos comparece ao ambulatório de Planejamento Familiar para orientação. O médico reconhece condições de contraindicação absoluta ao uso de anticoncepcional oral combinado. Das assertivas abaixo, qual dessas doenças devem fazer parte da história clínica desta paciente?

A
Doença hepática em atividade, história de tromboembolismo e câncer de mama prévio;
B
História de tromboembolismo, endometriose e câncer de mama prévio;
C
Tumor hipofisário, câncer de mama prévio e miomatose uterina;
D
Síndrome de Marfan, miomatose uterina e endometriose.
Qual dos esquemas terapêuticos abaixo relacionados apresenta melhor eficácia e segurança para fumantes com cardiopatia isquêmica e dependência nicotínica grave, visando à cessação do tabagismo?
Os transtornos factícios podem ocasionar situações de grande dificuldade para a equipe médica. A respeito desse tipo de situação, todas as afirmações abaixo estão corretas, EXCETO:
Os benzodiazepínicos estão entre os fármacos mais prescritos na prática médica. Em relação a este grupo farmacológico é correto afirmar que:
Masculino, 16 anos, consulta em UBS por febre, cefaleia, tosse e dor de garganta iniciados há três dias. Ao exame, observam-se adenite cervical, exsudato amigdaliano e hiperemia intensa de orofaringe. Recebe penicilina benzatina, mas retorna após 48hs por persistência da febre. Seu exame físico permanece igual. Qual o diagnóstico mais provável e conduta adequada?
Compartilhar