Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 65 anos, negra, GIV e PIV, menopausa aos 49 anos. Iniciou Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por sintomatologia, com Estrogênios + Progesterona (E + P). Após 3 meses apresentou sangramento. A ultrassonografia transvaginal mostrou endométrio de 11 mm. Qual a conduta a seguir?

A
Aumentar a dose hormonal até parar de sangrar.
B
Mudar o esquema de (E + P) para somente Estrogênios.
C
Suspender (E + P) e realizar histeroscopia diagnóstica.
D
Suspender (E + P) e prescrever hemostáticos.
E
Fazer dosagem hormonal, mas manter a TRH.
Um homem de 64 anos comparece a Unidade de Saúde da Família queixando-se de dificuldade para enxergar para longe. Ao exame, apresenta acuidade visual para longe de 0.2 em ambos os olhos, em uma tabela de escala decimal que vai de 0.1 a 1.0 (sendo 1.0 a melhor visão que pode ser medida na tabela). Ao repetir o exame com o uso de um orifício estenopeico, o paciente apresentou acuidade visual de 0.8 em ambos os olhos. Diante deste caso, a causa mais provável de deficiência visual é:
Mulher de 59 anos com história prévia de nefrectomia por nefrocalcinose refere quadro de dores ósseas, principalmente, em membros inferiores. Apresentou, no último ano, 2 cólicas nefréticas, com cálculos pequenos em rim remanescente. Cálcio e PTH séricos, ambos elevados. Ultrassonografia cervical demonstrou nódulo no lobo esquerdo da tireoide no pólo superior. O exame para confirmação diagnóstica e o tratamento são, respectivamente,
Homem de 56 anos queixa-se de perda da acuidade e turvação visual. Foi examinado pelo oftalmologista que diagnosticou pan-uveíte. O exame físico não mostrou alterações e os resultados de exames sorológicos de sífilis são os seguintes: ELISA – positivo, VDRL = 1/128. Assinale o correto com respeito a esse caso.
Com referência às intervenções cirúrgicas na infância, julgue o item seguinte. As intervenções cirúrgicas precoces — abaixo de dois anos de idade — são indicadas nos casos de hidrocele e de criptorquidia, em vista dos benefícios relacionados à manutenção da fertilidade e à redução da incidência de câncer testicular.
Compartilhar