Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Ginecologia

Paciente, 65 anos, negra, GIV e PIV, menopausa aos 49 anos. Iniciou Terapia de Reposição Hormonal (TRH) por sintomatologia, com Estrogênios + Progesterona (E + P). Após 3 meses apresentou sangramento. A ultrassonografia transvaginal mostrou endométrio de 11 mm. Qual a conduta a seguir?

A
Aumentar a dose hormonal até parar de sangrar.
B
Mudar o esquema de (E + P) para somente Estrogênios.
C
Suspender (E + P) e realizar histeroscopia diagnóstica.
D
Suspender (E + P) e prescrever hemostáticos.
E
Fazer dosagem hormonal, mas manter a TRH.
A cefaleia é um dos sintomas mais comuns na prática médica. Os aspectos de história relacionados a seguir, fazem pensar em migrânea (enxaqueca) como origem da cefaleia, exceto:
À medida que não tem respaldo científico para evitar o desenvolvimento de diabetes tipo II em paciente com síndrome metabólica é:
Paciente, 24 anos de idade, com história prévia de asma, sem crise desde os 14 anos, sofreu, há 2 horas, picada de abelha em braço esquerdo. Ao exame, apresenta-se com TA: 130 X 80 mmHg, PR: 100 bpm, frequência respiratória de 21 ipm. Ausculta cardiorrespiratória normal, com dor intensa em braço esquerdo, com sinais locais de flogose. Boa perfusão periférica. A conduta imediata é:
São medidas que podem reduzir as necessidades de terapia renal substitutiva, com exceção de:
Compartilhar