Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Preventiva

Ginecologia

Paciente, na menopausa, que sofreu histerectomia no passado; qual o tipo de terapia de reposição hormonal indicado?

A
Estrogênios + progesterona.
B
Androgênios e estrogênios.
C
Somente progesterona.
D
Somente estrogênios.
E
Paciente com histerectomia não necessita TRH (terapia de reposição hormonal).
M.S.T., masculino, 8 meses, nascido a termo, parto vaginal com fórceps, Apgar 5/9 e peso de 3200 g. Recebeu aleitamento materno até 3 meses de idade, quando foi introduzido leite de vaca integral diluído ao meio e dieta complementar. Na consulta de rotina na UBS, observado baixo ganho de peso, palidez, esplenomegalia discreta e atraso do desenvolvimento neuropsicomotor. Não há referências de doenças familiares. A hipótese diagnóstica e conduta mais corretas neste caso seriam:
Em qual das técnicas para correção da hérnia inguinal sem tensão a tela de polipropileno não é colocada no espaço pré peritoneal:
Uma de suas pacientes, que até então estava bem, é hospitalizada com Infecção do trato urinário. No dia seguinte, você vai vê-la e a encontra dormindo. Ao acordá-la, você logo percebe que não está sendo reconhecido (a) e que a paciente está confusa em relação ao local que se encontra. O exame neurológico não chama atenção, exceto pela anormalidade das condições mentais. O diagnóstico mais provável é:
Criança de dois anos é atendida com quadro de infecção respiratória aguda. Segundo a mãe, o quadro teve início há dois dias, com tosse, coriza e febre. Exame físico: bom estado geral, ativa, hidratada, FR: 35 ipm, FC: 100 bpm, sem tiragem, roncos esparsos, hiperemia de orofaringe, otoscopia com membrana timpânica hiperemiada, translúcida e com movimentos. A conduta indicada é:
Compartilhar