Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Preventiva

Ginecologia

Paciente, na menopausa, que sofreu histerectomia no passado; qual o tipo de terapia de reposição hormonal indicado?

A
Estrogênios + progesterona.
B
Androgênios e estrogênios.
C
Somente progesterona.
D
Somente estrogênios.
E
Paciente com histerectomia não necessita TRH (terapia de reposição hormonal).
Primigesta de 22 anos de idade, com 8 semanas e 4 dias de idade gestacional, procura serviço de obstetrícia para iniciar seu pré-natal. Ao exame clínico, paciente apresenta exame físico e obstétrico normal. Exames complementares normais, porém apresentando sorologia positiva para HIV, confirmado por 2 testes e apresentado carga viral de 5.000 cópias/ml, que se manteve até o término da gestação. Qual a melhor conduta, quando a gestação estiver a termo e a paciente entrar em trabalho de parto?
Criança de 3 anos apresenta febre alta, de início súbito e progressivo, voz abafada, toxemia e dispneia que melhora na posição sentado. O diagnóstico mais provável é:
Paciente de 64 anos portador de megaesôfago foi internado para tratamento cirúrgico. Sua manometria revela contrações no corpo do esôfago com amplitude de 9 mmHg, dilatação do órgão com conservação do eixo esofágico no esofagograma; ecocardiograma com fração de ejeção de 40%; eletrocardiograma com FC: 50 bpm. Das alternativas abaixo, a cirurgia mais adequada para este caso é:
A síndrome de Down é a patologia genética mais comumente encontrada na prática pediátrica. Complicações clínicas são, com frequência, associadas a esta síndrome. A complicação mais frequentemente encontrada é:
Compartilhar