Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Pneumologia

Paciente negro, 45 anos, internado no HCTCO há 25 dias, com quadro de empiema pleural, BAAR negativo em três amostras, biópsia pleural inespecífica, apresentando ao raio- X: dreno tórax bem posicionado, nível hidroaéreo, espessamento pleural e cavidade empiemática com mais ou menos 350 ml. Qual a melhor conduta?

A
Toracotomia para decorticação.
B
Video-toracoscopia.
C
Pleurodese.
D
Pleurostomia a Eloesser.
E
Plumbagem.
Em paciente com endocardite infecciosa, em qual situação indicamos tratamento cirúrgico?
Paciente do sexo feminino, com 35 anos de idade, com cálculo coraliforme de 3,5 cm no rim direito. Qual a composição mais provável do cálculo e a melhor opção terapêutica?
Qual o músculo intrínseco da laringe que é inervado pelo nervo laríngeo superior?
Homem, com 45 anos de idade, apresenta-se em consulta ambulatorial com miocardiopatia dilatada idiopática, insuficiência cardíaca em classe funcional II e fração de ejeção de VE estimada em 30% por ecocardiograma recente. Faz uso regular de digoxina, enalapril e diuréticos. Devido a sintomas de palpitações, exame de Holter é realizado e demonstra a presença de 22.000 extrassístoles ventriculares em 24 horas. Também ocorreram 4 salvas de taquicardia ventricular não sustentada (com até 6 batimentos de duração). Qual a sua recomendação para o tratamento deste paciente?
Compartilhar