Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente no 3º trimestre da gestação apresenta episódio de sangramento vaginal e coloração vermelho-vivo indolor. Indicado exame ultrassonográfico, que servirá para:

A
avaliar a vitalidade fetal.
B
localizar a área de descolamento placentário.
C
descartar ou confirmar a presença de inserção baixa da placenta.
D
orientar a punção amniótica para descartar hemoâmnio.
E
medir a prega nucal do feto.
Os achados de gasometria de paciente que se encontra na emergência são os seguintes: pH de 7,46, HCO3 de 35mEq/l, PCO2 de 46mmHg e PO2 de 95 mmHg. Estes resultados são compatíveis apenas com:
Considere as assertivas abaixo sobre o tabagismo: I - A exposição ao tabaco associa-se com tromboangeíte obliterante. II - O tabagismo materno está associado à síndrome de morte súbita do recém-nascido. III - O tabagismo acelera o metabolismo de diversos medicamentos. Quais são corretas?
Médico residente sofreu acidente punctório ao realizar gasometria em paciente internado na emergência. Havia feito 3 doses da vacina contra hepatite B há 3 anos, mas nunca fizera teste para anti-HBs. Em razão do acidente, procurou atendimento imediato no serviço de medicina Ocupacional, onde realizou os seguintes exames: anti-HBS, anti-HBC Igm, HBS-Ag, anti-HIV e anti-HCV, todos negativos. Os resultados do paciente fora do acidente foram: teste rápido anti-HIV, HBS Ag, anti-HBS Igm e anti-HCV negativos e anti-HBS superior a 100 mUI/ml. Qual a conduta mais adequada?
São complicações de tireoidectomia, exceto:
Compartilhar