Paciente no curso da 33ª semana de gravidez, apresentando níveis tensionais elevados (150/105 mm Hg) acompanhado de sangramento transvaginal de coloração escura e de início abrupto, ausculta fetal duvidosa. O diagnóstico mais provável é:
A
eclampsia.
B
placenta prévia oclusiva total.
C
DPPNI (descolamento de placenta normalmente inserida).
D
síndrome de HELLP.
E
pré-eclampsia grave com distúrbio de coagulação.
Outras questões
Uma paciente vítima de politrauma secundário a um acidente automobilístico, foi atendida em um hospital terciário de trauma, estabilizada e tratada. No 4º dia pós-trauma, ela apresentou dispneia progressiva, queda de níveis de consciência e petéquias conjuntivais. Qual das seguintes lesões traumáticas mais provavelmente foi a causadora do quadro clínico apresentado?
O Lavado Peritonial Diagnóstico é uma ferramenta rápida na identificação de lesões intra-abdominais em casos de trauma contuso, em pacientes com hipotensão e sem indicação óbvia de exploração cirúrgica abdominal. É critério de positividade no Lavado Peritoneal Diagnóstico:
Qual das condições abaixo é contraindicação absoluta para realizar lavado peritoneal diagnóstico:
O exame físico realizado na sala de parto de um bebê nascido a termo, pesando 2830 g, revelou ambiguidade genital com hipospádia e criptorquídia. Considerando-se a suspeita de hiperplasia congênita de suprarrenal, pode-se encontrar nos exames laboratoriais: