Paciente no curso da 33ª semana de gravidez, apresentando níveis tensionais elevados (150/105 mm Hg) acompanhado de sangramento transvaginal de coloração escura e de início abrupto, ausculta fetal duvidosa. O diagnóstico mais provável é:
A
eclampsia.
B
placenta prévia oclusiva total.
C
DPPNI (descolamento de placenta normalmente inserida).
D
síndrome de HELLP.
E
pré-eclampsia grave com distúrbio de coagulação.
Outras questões
A principal estrutura do sistema nervoso central envolvida com a doença de Parkinson é:
A dimensão dos compartimentos e a distribuição do líquido corpóreo variam com o desenvolvimento. Com a progressão da idade, desde o período intrauterino até a idade adulta, a água corpórea total (em relação ao peso), o volume de fluido extracelular e o volume de fluido intracelular, respectivamente:
Uma mulher de 64 anos, diabética, procura o pronto-socorro com queixa de perda da força do lado esquerdo do corpo há cerca de 40 minutos. O exame físico confirma a hemiparesia esquerda, sem outras alterações. Foi encaminhada para tomografia de crânio (que foi normal) e quando retornou já não apresentava nenhum déficit motor. No seguimento ambulatorial foi constatada a presença de fibrilação atrial paroxística. Deve-se indicar o uso contínuo de:
Um paciente de 65 anos, que pesa 80 kg, tem obstrução intestinal baixa por tumor de sigmoide. É portador de insuficiência cardíaca congestiva compensada e de hipertensão arterial. Faz uso de diuréticos tiazídicos e de digital. Na avaliação pré-operatória, o eletrocardiograma revela depressão do segmento ST, ondas U proeminentes e achatamento dos complexos QRS. O potássio sérico é 2,5 mEq/L. A respeito da situação deste paciente, é INCORRETO afirmar: