Questões na prática

Clínica Médica

Reumatologia

Paciente, oito anos de idade, sexo feminino, apresentou há 2 semanas quadro de febre e astenia, acompanhada de artralgia, em articulações dos joelhos, tornozelos e cotovelos, impedindo os movimentos, houve melhora com sintomáticos. Desde o dia anterior, tem movimentos espontâneos incoordenados, que melhoram no repouso. O diagnóstico mais provável é:

A
AIJ
B
lúpus eritematoso
C
doença reumática
D
síndrome de Guillain Barré
E
meningite bacteriana
Masculino, 42 anos, alcoolismo pesado, queixa de diarreia, apresentando lesões de pele eritematobolhosas, exsudativas, com extensas áreas erosadas e bordos confluentes, pescoço e dorso dos braços e mãos, fotossensíveis. Diante desse quadro, foi diagnosticada qual deficiência vitamínica?
Paciente com diabetes melito tipo 2, obesidade central evidente, inicia dieta, atividade física regular e metformina que atinge dose máxima de 2,5 g/dia, mas mesmo assim, mantém níveis de HbA1 C, três pontos acima do limite superior do método. Sabendo-se que o paciente apresenta níveis plasmáticos de insulina elevados, além de intensificar a atividade física e dieta, a conduta terapêutica mais adequada nessa fase é:
Paciente feminina, 78 anos, busca auxílio no Ambulatório de Reumatologia por quadro de aumento de volume em articulações distais de ambas as mãos, além de dor em joelhos ao iniciar o movimento. Refere que tem esse quadro desde os 50 anos, porém “nunca recebeu medicação que curasse seu problema”. Sobre a osteoartrite, assinale a alternativa correta.
A respeito da faringite aguda, assinale a alternativa correta.
Compartilhar