Questões na prática

Cirurgia

Cirurgia do Trauma

Paciente politraumatizado deu entrada no pronto socorro com lesão neurológica grave, hipotenso e em coma, necessitou ser intubado durante o atendimento inicial pela gravidade do seu quadro clínico. Na sala de trauma o ortopedista observou grande edema da perna direita com sinais de esmagamento e extensa lesão de partes moles com uma fratura fechada cominutiva do 1/3 proximal da tíbia (Tscherne III). Com relação ao diagnóstico de síndrome compartimental a conduta correta é:

A
Observar parestesia e dor à extensão dos dedos.
B
Medir a pressão dos compartimentos.
C
Observar a palidez e cianose das extremidades.
D
Observar o pulso distal.
E
Observar o enchimento capilar.
Sobre os riscos de infecção como complicação de procedimentos cirúrgicos potencialmente contaminados em pacientes com idade avançada, assinalar a alternativa CORRETA.
Recém nato (RN) de parto normal, 2 dias, a termo, bolsa rota no ato, Apgar, 8/9, PN = 3.000g, estatura = 50 cm, cuja mãe iniciou o pré-natal no 7° mês e somente trouxe os exames solicitados na última consulta obstétrica há duas semanas. Os exames evidenciaram VDRL = 1/64, assintomática, sem tratamento prévio. A paciente recebeu na própria unidade de saúde 2,4 milhões de penicilina benzatina IM, não retornando para a segunda dose. O RN encontrava-se assintomático, com VDRL = 1/64. A conduta é:
Com relação ao diagnóstico das hepatites virais, podemos afirmar:
Um homem sadio, de 26 anos de idade, após retornar de viagem, apresenta faringite, cefaleia e febre. No dia seguinte surgem: dor torácica pleurítica na base do hemitórax direito, tosse produtiva com escarro ora claro, ora com hemoptoicos e dispneia. Atendido no pronto-socorro encontra-se taquipneico, o exame físico do tórax revela estertores na base direita e na região infraclavicular esquerda, além de roncos e sibilos esparsos bilaterais removíveis com a tosse; há macicez à percussão e FTV aumentado na base direita, o paciente se encontra febril, sudoreico e inquieto, a pressão arterial é 100 x 70 mmHg e há taquicardia com 110 bpm. A saturação periférica de oxigênio medida no oxímetro de pulso em ar ambiente é de 92% e o radiograma torácico revela opacidades alveolares com broncograma aéreo na metade inferior do pulmão direito e no terço superior esquerdo. Qual a melhor conduta a ser adotada no pronto-socorro?
Compartilhar