Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente portador de cirrose hepática é atendido no PS do HCPM apresentando torpor e desorientação, iniciado após gastroenterite. Ao exame físico encontra-se febril, desidratado, com “flapping”. O abdome apresenta ascite volumosa e encontra-se doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal. Dentre as medidas abaixo, NÃO SE RECOMENDA:

A
uso de lactulona.
B
suspensão da dieta.
C
uso de diuréticos.
D
uso de cristaloides.
E
uso de metronidazol.
A hiperbilirrubinemia indireta é um dos problemas mais frequentes do período neonatal. É CORRETO afirmar:
Em relação à análise do líquido pleural na tuberculose de pleura, pode-se afirmar que:
Prematuro, idade gestacional 30 semanas, nascido de parto cesária (bolsa rota, 24h ) foi tratado durante 10 dias para sepse precoce confirmada com ampicilina e gentamicina, através de cateter umbilical, que foi mantido durante sete dias. Está em uso de ventilação mecânica desde o nascimento e nutrição parenteral parcial há 15 dias. No 17º dia de vida, apresenta sinais clínicos de sepse tardia, com enterocolite nocresante. Selecione a opção que identifica CORRETAMENTE fatores para sepse tardia:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, foi vítima de queimadura por fogo, durante incêndio no local onde trabalhava. Ao dar entrada no pronto-socorro, algum minuto depois apresentava inúmeras lesões exsudativas, eritematosas e muito dolorosas e várias flictenas, distribuídas na cabeça e no pescoço, em toda a parte anterior do tronco e no membro superior direito. Em relação ao caso acima podemos afirmar, EXCETO:
Compartilhar