Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hepatologia

Paciente portador de cirrose hepática é atendido no PS do HCPM apresentando torpor e desorientação, iniciado após gastroenterite. Ao exame físico encontra-se febril, desidratado, com “flapping”. O abdome apresenta ascite volumosa e encontra-se doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal. Dentre as medidas abaixo, NÃO SE RECOMENDA:

A
uso de lactulona.
B
suspensão da dieta.
C
uso de diuréticos.
D
uso de cristaloides.
E
uso de metronidazol.
Qual das estruturas a seguir não é uma membrana basal verdadeira?
Mulher, 23a, refere cardiopatia congênita diagnosticada na infância, porém sem acompanhamento médico. Apresenta dispneia aos pequenos esforços, anasarca e cianose apenas em membros inferiores. AS HIPÓTESES DIAGNÓSTICAS SÃO:
Escolar de 10 anos, diabético tipo 1, insulinodependente , é levado ao ambulatório devido dificuldade controle glicêmico pela manhã ao acordar. Segundo sua mãe a criança acorda no início da madrugada com cefaleia e sudorese fria, mas pela manha a glicemia capilar encontra-se sempre elevada e a glicosúria é positiva. Em uso de insulina intermediária e rápida (3U/kg/dia) em esquema de 12/12h. Qual a provável causa da instabilidade glicêmica desta criança?
Durante uma sala de parto, você percebe que o recém-nascido tem Síndrome de Down. Além do parecer do geneticista, o seguimento ambulatorial dessa criança, quando estiver entre 1 e 4 anos, deve incluir:
Compartilhar