Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente portador de diabete melito tipo 1, de 65Kg, aderente ao tratamento, em uso de insulina NPH (52u antes do café da manhã + 28u antes do almoço e 42u antes de deitar) associada a insulina regular (2u antes de café da manhã + 6u antes do almoço e 4u antes do jantar), vem apresentando hiperglicemias matinais. Um acompanhamento da glicemia capilar realizada às 3 horas da madrugada revelou valores habitualmente abaixo de 60mg/dl. A conduta para este caso será:

A
reduzir a dose da insulina NPH antes do jantar.
B
suspender a insulina regular antes do jantar.
C
aumentar a dose de insulina NPH antes do jantar.
D
modificar a composição calórica do jantar.
Na cirurgia bariátrica tipo Fobi-Capella, vários mecanismos estão envolvidos na resolução do diabetes, EXCETO:
Paciente de 70 anos, fumante, com queixas de pirose epigástrica intermitente há 10 anos; diabético e hipertenso. Endoscopia EED: lesão de 5 mm, irregular no esôfago distal com restante da mucosa esofágica normal, cárdia incontinente e sem hérnia hiatal; pangastrite leve e H. pylori negativo. Anatomopatológico da lesão esofágica: carcinoma espinocelular superficial. Ecoendoscopia: lesão restrita à mucosa. Tomografia Computadorizada de Tórax e Abdome normal. Conduta:
Paciente com 72 anos, internado na Unidade de Terapia Intensiva, em tratamento de broncopneumonia, sob ventilação mecânica. Há 30 minutos foi submetido à passagem de catéter venoso central em veia subclávia direita. Evoluindo com hipotensão, turgência jugular e com saturação de oxigênio de 70%. Qual será provavelmente a melhor conduta?
Mulher de 50 anos com dor epigástrica aguda e, depois, mantida na localização de Hipocôndrio Direito (HCD) e irradiação para região toracolombar D há dois dias; alguns episódios de vômitos biliosos; sem febre. Ao exame físico: bom estado geral; IMC - 30; corada; anictérica; afebril; abdome levemente globoso por obesidade, defesa no HCD, DB negativo e sem visceromegalias. Ultrassonografia de abdome superior revelou: vesícula biliar com parede espessa e delaminada, e um cálculo de 1,5 cm fixo no infundíbulo; hepatocolédoco com 4 mm. Sem comorbidades. O local do atendimento é um hospital com boas condições de equipamentos e recursos humanos. A conduta mais adequada, nessas circunstâncias, seria:
Compartilhar