Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente portador de diabete melito tipo 1, de 65Kg, aderente ao tratamento, em uso de insulina NPH (52u antes do café da manhã + 28u antes do almoço e 42u antes de deitar) associada a insulina regular (2u antes de café da manhã + 6u antes do almoço e 4u antes do jantar), vem apresentando hiperglicemias matinais. Um acompanhamento da glicemia capilar realizada às 3 horas da madrugada revelou valores habitualmente abaixo de 60mg/dl. A conduta para este caso será:

A
reduzir a dose da insulina NPH antes do jantar.
B
suspender a insulina regular antes do jantar.
C
aumentar a dose de insulina NPH antes do jantar.
D
modificar a composição calórica do jantar.
Em relação à análise do líquido pleural na tuberculose de pleura, pode-se afirmar que:
Prematuro, idade gestacional 30 semanas, nascido de parto cesária (bolsa rota, 24h ) foi tratado durante 10 dias para sepse precoce confirmada com ampicilina e gentamicina, através de cateter umbilical, que foi mantido durante sete dias. Está em uso de ventilação mecânica desde o nascimento e nutrição parenteral parcial há 15 dias. No 17º dia de vida, apresenta sinais clínicos de sepse tardia, com enterocolite nocresante. Selecione a opção que identifica CORRETAMENTE fatores para sepse tardia:
Paciente do sexo masculino, 32 anos, foi vítima de queimadura por fogo, durante incêndio no local onde trabalhava. Ao dar entrada no pronto-socorro, algum minuto depois apresentava inúmeras lesões exsudativas, eritematosas e muito dolorosas e várias flictenas, distribuídas na cabeça e no pescoço, em toda a parte anterior do tronco e no membro superior direito. Em relação ao caso acima podemos afirmar, EXCETO:
Um recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta aos cinco minutos de vida, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto, respiração irregular, acrocianose, somente movimentos de extremidades e alguma expressão facial durante a aspiração com sonda. Após realizar as manobras de reanimação neonatal, o paciente pesou 2300 gramas e encontra-se taquipneico, gemente, com batimento de asa de nariz e tiragem subcostal. Assinale a alternativa CORRETA em relação às manobras de reanimação e distúrbios respiratórios do período neonatal:
Compartilhar