Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Paciente portador de diabete melito tipo 1, de 65Kg, aderente ao tratamento, em uso de insulina NPH (52u antes do café da manhã + 28u antes do almoço e 42u antes de deitar) associada a insulina regular (2u antes de café da manhã + 6u antes do almoço e 4u antes do jantar), vem apresentando hiperglicemias matinais. Um acompanhamento da glicemia capilar realizada às 3 horas da madrugada revelou valores habitualmente abaixo de 60mg/dl. A conduta para este caso será:

A
reduzir a dose da insulina NPH antes do jantar.
B
suspender a insulina regular antes do jantar.
C
aumentar a dose de insulina NPH antes do jantar.
D
modificar a composição calórica do jantar.
Qual a complicação imediata mais grave das fraturas?
Mulher de 60 anos, diabética e com história de convulsões, consultou por desejar orientações para parar de fumar, encontrando-se motivada para realizar o tratamento. Negava sintomas depressivos. Relatou fumar 20 cigarros/dia desde os 20 anos. No teste de Fargerström, sua pontuação foi 8. Diante deste quadro, qual a conduta mais adequada?
Um menino de 4 anos de idade iniciou há 15 dias febre de 38°C, cefaleia e recusa alimentar. Sua mãe o levou ao Posto de Saúde quando foi prescrito antitérmico. Há sete dias sua mãe percebeu que a criança estava mais prostrada e que não estava aceitando as dietas. Em torno do décimo dia de doença, o menino não conseguia ficar de pé e apresentou uma crise convulsiva tônico-clônica generalizada, de 5 minutos de duração, quando foi admitido no hospital. Ao exame, encontrava-se muito sonolento, hipotônico, pálido. A TC de crânio revelou hidrocefalia tetraventricular. O exame de liquor demonstrou celularidade - 80 células; proteína 100; glicose 34 (sanguínea 80); predomínio de linfomononuclear. O tratamento a ser instituído deve ser:
A dor neural inguinal mais comum pós hernioplastia inguinal é decorrente da lesão do:
Compartilhar