Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente portador de DPOC é avaliado em pronto-atendimento com quadro de exacerbação. Qual das alterações observadas em seu exame indica NECESSIDADE DE INTERNAÇÃO? Referência: GOLDMAN, L.; AUSIELLO, D. Cecil - Tratado de Medicina Interna - 21ª Edição

A
Informações desconexas sobre seus dados pessoais como nome, endereço e ocupação
B
Freqüência respiratória de 28 irpm
C
Edema de membros inferiores
D
Extrassístoles ocasionais
E
Pressão arterial normal
Paciente com 47 anos de idade com hemorragia digestiva alta realiza endoscopia digestiva que evidencia uma lesão ulcerada de 2cm de extensão localizado no antro gástrico compatível com Bormann III, cujo anatomopatológico revela tratar-se de um adenocarcinoma gástrico tubular moderadamente diferenciado. Qual a melhor opção de tratamento?
Mãe leva Tiago, de 4 semanas de vida, ao pediatra com relato de que o mesmo vem apresentando vômitos amarelados constantes cada vez mais frequentes e que os últimos vômitos têm apresentado sangramento. Observou diminuição do volume de fezes. Ao exame, criança com baixo peso, desidratada e prostrada. À palpação abdominal, observa-se massa semelhante a uma azeitona no quadrante superior esquerdo. Qual o distúrbio metabólico mais comumente pode ser encontrado nesta situação?
Na assistência a paciente com 33 semanas de idade gestacional e síndrome HELLP, deve-se:
Derrame pleural com quadro evolutivo rápido, exame radiológico de pneumatoceles, derrame pleural e abscesso pulmonar, em lactente de 6 meses, com broncopneumonia e estado geral comprometido; trata-se de infecção causada mais provavelmente por:
Compartilhar