Questões na prática

Clínica Médica

Cardiologia

Infectologia

Paciente portador de endocardite bacteriana apresenta quadro de dor abdominal no quadrante superior esquerdo e esplenomegalia. A tomografia computadorizada de abdome mostra coleção intraesplênica multiloculada com nível hidroaéreo. O tratamento correto é:

A
Cirúrgico com esplenectomia.
B
Antibioticoterapia de longa duração.
C
Drenagem percutânea guiada por TC.
D
Troca de válvula cardíaca afetada.
Paciente do sexo feminino, 34 anos de idade, com história de artralgia e artrite não erosiva em articulações interfalangeanas e punho, presença de rash malar associado à fotossensibilidade e úlceras orais. Tem anticorpo antinuclear (FAN) fortemente positivo. Não apresenta comprometimento de outros órgãos no momento. Diante deste quadro, as medicações mais indicadas para esta paciente são, EXCETO:
Dentre as citadas, as causas mais comuns de dor abdominal aguda em escolares/adolescentes, pré-escolares e lactentes são representadas respectivamente por:
A doença hemorroidária é uma das afecções anorretais mais comuns no mundo, com tratamento cirúrgico necessário em cerca de 20% dos pacientes sintomáticos. Quanto à doença hemorroidária e seu tratamento, assinale a alternativa ERRADA:
Recém-nascido de 35 semanas de idade gestacional apresenta cianose intensa desde o nascimento. Com quatro horas de vida, a oximetria mostra SaO2 de 30% em FiO2 de 100% (no capacete de oxigênio). Exame físico: cianose generalizada; B2 única. Radiografia de tórax: hipofluxo pulmonar. Eletrocardiograma: hipertrofia ventricular esquerda com eixo desviado para a esquerda. A conduta indicada é:
Compartilhar