Paciente portador de HIV, chega ao ambulatório com resultado de PPD - induração de 6mm. A conduta correta, considerando que não tem qualquer sintoma, é:
A
Orientar o paciente sobre as formas de aquisição da tuberculose, procurar contatos e acompanhar com a repetição do exame em 6 meses.
B
Orientar o paciente sobre as formas de aquisição da tuberculose, procurar contactantes e iniciar hidrazida profilática na dose de 300 mg/dia, por seis meses.
C
Iniciar esquema RIP profilático por 3 meses.
D
Iniciar tratamento para HIV/AIDS, pois o paciente pode desenvolver doença oportunística.
E
Iniciar tratamento com esquema RIP.
Outras questões
Recém-nascido que apresenta cardiopatia congênita canal-dependente necessita fazer uso de droga para manter o canal arterial patente. Entre os abaixo citados, qual o tipo de droga sugerida?
Paciente apresenta-se na emergência com melena. Nega hematêmese e hematoquezia. A origem mais provável desse sangramento é:
Assinale abaixo o valor limite de PCO2 acima do qual se confirma o diagnóstico de morte encefálica na prova da apneia.
Recém-nascido do sexo feminino com idade gestacional de 38 semanas, nasceu de parto cesariano devido a polidrâmnio, Apgar 7 e 10, não foi possível passagem de sonda gástrica durante o atendimento na sala de parto. Iniciou quadro de taquipneia e saída oral de secreção salivar "espumosa". Foi submetida a radiografia simples de abdome, que evidenciou bolsão esofágico dilatado e presença de ar no abdome. O diagnóstico etiológico mais provável é: