Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Infectologia

Paciente portador de infecção por HIV, com 380 linfócitos T CD4, apresentou na madrugada de hoje quadro de febre, diarreia aquosa, com cerca de 8 evacuações e cólicas abdominais. Considerando o agente etiológico mais provável, qual a droga de escolha para o tratamento desse quadro?

A
Espiramicina.
B
Albendazol.
C
Metronidazol.
D
Claritromicina.
E
Sulfametoxazol + Trimetoprim.
Uma adolescente de 15 anos, vítima de bala perdida, dá entrada num hospital. O orifício de entrada da bala fica na linha média do epigástrio e não há orifício de saída. É realizada uma laparotomia, verificando-se que o projétil perfurou o terço médio do pâncreas. Considerando casos dessa natureza, é correto afirmar:
Paciente do sexo feminino, 65 anos, é submetida a colecistectomia video-laparoscópica,devido a colelitíase. Na cirurgia, a parede da vesícula biliar aparenta espessamento. O anátomo-patológico revela adenocarcinoma de fundo de vesícula biliar de 1 cm de diâmetro, com invasão de camada muscular, porém sem ultrapassar a serosa. O estadiamento pósoperatório com tomografia de abdome e tórax não evidencia metástases a distância. A conduta adequada, nesse caso, é:
Escolar de nove anos é levado ao atendimento médico por apresentar há três semanas, dor em garganta, febre alta e prostração, tendo sido tratado apenas com antitérmicos. Há uma semana, existe um quadro de artrite de caráter migratório, acometendo tornozelos, joelhos, punhos e cotovelos. Exames laboratoriais indicam: leucocitose, VSH:50mm, ASO 1250 U todd. Nesse caso, o provável diagnóstico é:
Pré-escolar de três anos é levado ao ambulatório com queixa de dor e edema no joelho direito há dois meses, e no tornozelo esquerdo há três semanas. Nega febre ou outras alterações. O exame complementar indicado nesse caso é:
Compartilhar