Paciente portador de infecção por HIV, com 380 linfócitos T CD4, apresentou na madrugada de hoje quadro de febre, diarreia aquosa, com cerca de 8 evacuações e cólicas abdominais. Considerando o agente etiológico mais provável, qual a droga de escolha para o tratamento desse quadro?
A
Espiramicina.
B
Albendazol.
C
Metronidazol.
D
Claritromicina.
E
Sulfametoxazol + Trimetoprim.
Outras questões
As especificações técnicas abaixo estão relacionadas ao registro de pacientes com suspeita de morte encefálica (silêncio elétrico-cerebral). Qual delas NÃO pode ser adotada como critério de morte encefálica?
Uma paciente feminina de 72 anos de idade apresenta quadro súbito de fraqueza da mão direita e hemiface direita, disfasia e hemianopsia homônima direita. Nesse caso, houve oclusão da artéria:
No caso de um paciente masculino de 15 anos de idade com retardo mental moderado, transtorno de déficit de atenção, face alongada, orelhas aumentadas, em abano, e macrorquidia, qual o provável diagnóstico?
Roberto tem 7 anos e vem ao ambulatório trazido pela avó por apresentar tosse crônica, produtiva, principalmente matinal e história de infecções sinopulmonares de repetição. Ao exame detectam-se crepitações em bases pulmonares e situs inversus totalis. A TC de tórax identificou bronquiectasias no lobo médio e nos lobos inferiores. Considerando a principal suspeita diagnóstica de Roberto, o dado que na investigação complementar sugere esta hipótese é: