Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente portador de Linfoma não Hodgkin, de células grandes, submetido à quimioterapia, desenvolveu Síndrome de lise tumoral. No perfil bioquímico, costuma haver diminuição dos níveis séricos de :

A
ácido úrico
B
Fosfato
C
Cálcio
D
Potássio
E
Magnésio
Paciente feminina, de 14 anos, asmática, é trazida ao pronto-atendimento devido a quadro broncoespasmo, urticária, cólicas e diarreia de início abrupto. Estava em uso de Amoxilina, Diclofenaco e Analgésico, motivado por diagnóstico prévio de sinusite. O quadro acima é compatível com reação anafilática. A conduta que NÃO se aplica ao quadro é:
Paciente diabético, com diagnóstico há 10 anos devido a quadro de poliúria e polidipsia, vem para a revisão clínica sem controles de glicemia capilar ou exames recentes, sem aderência às orientações dietéticas e com uso irregular da medicação proposta. Qual exame laboratorial reflete os níveis médios de glicemia ocorrido nos últimos 2 a 3 meses?
Considere um paciente obeso (IMC=32Kg/m²), hipertenso mal controlado, sedentário. Diagnóstico recente de diabetes, com pouca sintomatologia. Com o objetivo de alcançar controle glicêmico, reduzir eventos cardiovasculares e mortalidade, a conduta mais adequada é:
Paciente diabética, de 54 anos, está em uso de sulfonilureia e metformina; inapetente há quatro dias, é levada a atendimento hospitalar com quadro clínico de dor de cabeça, confusão, tontura, fraqueza, sudorese, taquicardia e tremor. O diagnóstico mais provável é:
Compartilhar