Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente portadora de lombalgia crônica, há 20 anos, consultou por ter sentido, após esforço, forte dor no membro inferior esquerdo seguida de parestesia no dorso do hálux. O exame radiográfico revelou discopatia degenerativa em múltiplos níveis lombares. Devido à piora da dor, cogitou-se hérnia de disco lombar. Que exame de imagem complementar confirmaria a hipótese diagnóstica?

A
Eletroneuromiografia.
B
Radiografia dinâmica da coluna vertebral lombar.
C
Mielotomografia.
D
Ressonância magnética.
E
Cintilografia óssea.
Jovem de 19 anos sofreu trauma abdominal fechado. Está sendo submetido à laparotomia exploradora, com extenso inventário da cavidade abdominal. A cirurgia já dura 5 horas, foram administrados 5 litros de soro fisiológico a 0,9%, à temperatura ambiente e 4 concentrados de hemácias. Foi realizada gasometria arterial que revela pH = 7,15; PaO2 = 136 mmHg; PaCO2 = 36 mmg; bicarbonato = 12 mEq/L; excesso de base = - 8; saturação de oxigênio = 99%. O paciente apresenta sangramento microvascular difuso, inclusive de borda de ferida operatória, de difícil controle cirúrgico. Qual a combinação de diagnóstico e conduta mais adequada?
O quadril de uma criança apresentando exame físico com teste Ortolani (-) e Barlow (+) podemos dizer que o mesmo é:
Adolescente de 15 anos de idade previamente hígida é levada ao serviço de urgência com relato de febre há 3 dias, acompanhada de dor no hemitórax direito. Ao exame: 39ºC, taquicardia, murmúrio vesicular diminuído em 1/3 inferior do hemitórax direito. Radiologia do tórax revela consolidação na base direita. Neste caso, o agente etiológico mais provável e seu antibiótico de escolha é:
Mulher, 55 anos, apresenta formigamento em ambas as mãos, não associado a esforço ou atividade manual intensa. Sem doença pregressa. Ao exame físico, apresenta teste de Phalen positivo e, ao teste discriminativo digital, refere diminuição da sensibilidade dos dedos polegar, indicador e médio. ENMG recente aponta lentificação da velocidade sensitiva e motora do estímulo no punho. A síndrome mais provável dessa paciente é a do:
Compartilhar