Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente portadora de lombalgia crônica, há 20 anos, consultou por ter sentido, após esforço, forte dor no membro inferior esquerdo seguida de parestesia no dorso do hálux. O exame radiográfico revelou discopatia degenerativa em múltiplos níveis lombares. Devido à piora da dor, cogitou-se hérnia de disco lombar. Que exame de imagem complementar confirmaria a hipótese diagnóstica?

A
Eletroneuromiografia.
B
Radiografia dinâmica da coluna vertebral lombar.
C
Mielotomografia.
D
Ressonância magnética.
E
Cintilografia óssea.
O mecanismo de ação da anticoncepção oral de emergência não está completamente esclarecido. São mecanismos confirmados por estudos, EXCETO:
Paciente de 65 anos, apresenta biópsia de mama positiva para carcinoma ductal, moderadamente diferenciado, obtido por core biópsia. Ao exame clínico, tumoração de 3 cm, em quadrante superior externo de mama direita, com retração de pele. A palpação da axila revela linfonodo endurecido e semifixo. A pesquisa de metástases à distância foi negativa. Como conduta inicial de tratamento, sugere-se:
Com relação aos sinais abaixo relacionados, assinale a ERRADA:
Mulher com 31 semanas de gestação (G3P2) desenvolveu quadro agudo de cefaleia, náuseas e vômitos. Por ocasião da consulta, queixou-se de mal-estar e informou que a urina apresentava-se escura. Ao exame, a pressão arterial era de 140X80 mmHg, as mucosas estavam ictéricas e havia contrações uterinas. Os batimentos cardiofetais eram de 144 bpm. Qual o diagnóstico mais provável?
Compartilhar