Questões na prática

Clínica Médica

Neurologia

Paciente portadora de lombalgia crônica, há 20 anos, consultou por ter sentido, após esforço, forte dor no membro inferior esquerdo seguida de parestesia no dorso do hálux. O exame radiográfico revelou discopatia degenerativa em múltiplos níveis lombares. Devido à piora da dor, cogitou-se hérnia de disco lombar. Que exame de imagem complementar confirmaria a hipótese diagnóstica?

A
Eletroneuromiografia.
B
Radiografia dinâmica da coluna vertebral lombar.
C
Mielotomografia.
D
Ressonância magnética.
E
Cintilografia óssea.
Um paciente de 45 anos, portador de cirrose hepática compensada ( Child A), foi atendido em um serviço de emergência com hemorragia aguda por varizes de esôfago. Após estabilização hemodinâmica, a próxima conduta é:
Em relação à DRGE é CORRETO afirmar:
Hiroito, 3 anos, compareceu ao consultório de sua pediatra com quadro de febre há mais de cinco (05) dias, a qual não respondeu ao uso de antibióticos, lesões orolabiais, hiperemia conjuntival, não exsudativa, exantema eritematomaculopapular, além de trombocitose. O garoto evoluiu com aneurisma coronariano. Qual a hipótese diagnóstica MAIS PROVÁVEL?
Pedrinho, 2 anos, após um quadro diarreico agudo associado com vômitos, passou a apresentar fraqueza muscular, retenção urinária, íleo paralítico, distensão abdominal, ptose palpebral, RHA (ruídos hidroaéreos) diminuídos e abafamento de bulhas. Que distúrbio hidroeletrolítico manifesta-se com esse quadro?
Compartilhar