Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Hepatologia

Paciente portadora de vírus da hepatite C apresenta ecografia recente com heterogeneidade do parênquima hepático e biópsia com perda da arquitetura histopatológica. Refere há 24 horas hematêmese e melena em grande quantidade, com astenia progressiva e desconforto abdominal. Ao exame, está pálida, sonolenta, PA 70/30 mmHg, FC 140, FR 24, afebril. Na abordagem inicial de emergência, qual a conduta mais apropriada?

A
Tratamento endoscópico imediato de varizes de esôfago.
B
Octreotide e transfusão de plasma e papa de hemácias.
C
Estabilização volêmica e posterior endoscopia digestiva alta.
D
Endoscopia digestiva alta somente após adequada ressuscitação volêmica com plasma e albumina.
E
Albumina e terlipressina e se não houver disponibilidade de endoscopia digestiva alta usar o balão de Sengstaken-Blackmore.
Um paciente de 35 anos de idade apresenta queixa de tonturas e dor precordial relacionada aos grandes esforços. Não fuma, não tem dislipidemia ou diabetes. Seu primo teve morte súbita durante partida de futebol. Ao exame clínico encontra-se normotenso, com coração rítmico e sopro sistólico ejetivo em bordo esternal esquerdo irradiado para foco aórtico, sem sinais de insuficiência cardíaca. O eletrocardiograma revelou sobrecarga ventricular esquerda. A radiografia de tórax demonstrou área cardíaca nos limites normais. Qual das afirmativas abaixo está correta:
Paciente com 40 semanas de gestação é submetida a parto vaginal, com período expulsivo prolongado. Neonato nasce com gasping, cianose central e com hipoatividade.Qual a melhor conduta na assistência a esse recém-nascido?
São critérios diagnósticos (de Duke) para Endocardite Infecciosa, EXCETO: Referência: SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA - Tratado de Pediatria -2007.
Um bebê está sendo reanimado na sala de parto. Já se passaram um ciclo de VPP com balão e máscara, seguido de um ciclo de VPP intubado com massagem cardíaca(coordenados 1:3), feito a primeira dose de adrenalina na cânula endotraqueal e novo ciclo de VPP e massagem cardíaca. Na reavaliação, após esse último ciclo, a FC=50 bpm, sem melhora da cor que permanece cianótica com áreas de moteado de pele. Na sequência, qual a conduta mais correta a ser tomada:
Compartilhar