Questões na prática

Ginecologia e Obstetrícia

Obstetrícia

Paciente procura ambulatório de ginecologia do HUCAM e deseja iniciar Anticoncepcional Hormonal Oral, ela deverá ser orientada a utilizar outros métodos que não o anticoncepcional oral, se na história ela possui um dos seguintes fatores:

A
Hipotireoidismo.
B
Anovulação crônica.
C
Passado de diabetes gestacional.
D
Sangramento com outro anticoncepcional.
E
Nenhuma das acima contraindica o uso de anticoncepcional.
Em um paciente com queimadura de face e tórax, sofridas no decorrer de um incêndio, e que apresenta chamuscamento de vibrissas nasais, suspeitou-se de lesão inalatória por fumaça. A broncoscopia solicitada revelou apenas hiperemia das vias aéreas e presença de fuligem infraglótica. A gasometria mostrou PaO2 = 90 mmHg e PaCO2 = 30 mmHg. A conduta inicial, nesse caso, deve incluir:
Uma senhora de 45 anos veio ao ambulatório de cirurgia encaminhada pelo urologista. Segundo o encaminhamento, a paciente estava investigando litíase renal e fez ultrassonografia abdominal, que evidenciou cálculo único de vesícula biliar, com 3,1 cm de diâmetro. Questionada sobre sintomatologia biliar, referiu ser totalmente assintomática. A conduta mais adequada neste momento é:
Uma paciente de 44 anos encontra-se com quadro de dor abdominal em hipocôndrio direito, associada a náusea e vômitos há 24 horas. Ao exame físico, tem dor à palpação em andar superior do abdome, principalmente à direita, com sinal de Murphy positivo. Nesta situação, o exame com maior sensibilidade para confirmação diagnóstica é:
Um paciente de 55 anos, operado de hérnia inguinal direita, iniciou, no sétimo dia de pós-operatório, quadro de febre associado a drenagem de secreção purulenta pela ferida operatória. Após abertura dos pontos e coleta de material para cultura, o cirurgião iniciou tratamento antibiótico, visando principalmente a cobertura de:
Compartilhar