Questões na prática

Clínica Médica

Hematologia

Paciente procura atendimento com queixas sugestivas de anemia. Eritrograma mostra Hb = 6,0 e VCM = 121. Com base nestes dados, qual das hipóteses abaixo deve ser excluída do diagnóstico diferencial?

A
Anemia megaloblástica.
B
Anemia da insuficiência hepática.
C
Anemia do hipotiroidismo.
D
Talassemia.
E
Síndrome mielodisplásica.
Paciente de 45 anos tem otorreia fétida, constante e bilateral há meses, sem otalgia. Começou a apresentar febre e rebaixamento do nível de consciência há 2 dias. O diagnóstico provável e a sequência mais correta na conduta serão:
O uso de medicamentos durante a lactação é uma pratica muito frequente. O pediatra é frequentemente consultado sobre a segurança do uso de medicamentos durante a gestação. Dos listados abaixo, o que é contraindicação formal durante a amamentação é:
Menina de 3 anos foi encaminhada para a consulta de pediatria geral para investigação diagnóstica. Refere histórico de cinco episódios de otite média aguda este ano. A última foi tratada há 4 meses. Durante o exame físico, verifica-se que permanece a presença de líquido no ouvido médio esquerdo. Qual a próxima conduta indicada neste caso?
Sobre megacólon congênito ou doença de hirschsprung, assinale a alternativa correta.
Compartilhar