Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Mãe procura ambulatório de Ginecologia do HUCAM trazendo sua filha de 8 anos de idade, que começou a desenvolver caracteres sexuais secundários. Ao exame, a criança apresenta pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas. Foi submetida ao teste de GnRH e foi elevado. Qual o provável diagnóstico?

A
Puberdade precoce por provável carcinoma ovariano.
B
Puberdade precoce por tumor no hipotálamo.
C
Puberdade precoce por uso de hormônios femininos.
D
Puberdade precoce por tumor de suprarrenal.
E
Puberdade precoce por defeitos enzimáticos.
Você recebe, no Pronto-Socorro, um recém-nascido, há 4 horas, de parto transvaginal domiciliar, com história de cianose e apneia que piora durante as mamadas, mas melhora quando a criança chora. O diagnóstico mais provável é:
O Divertículo de Meckel é uma malformação congênita do intestino resultante de um fechamento incompleto do ducto onfalomesentérico. No tratamento do Divertículo de Meckel sangrante, o tratamento cirúrgico deve ser:
Igor fez 3 anos e 6 meses. Seus pais foram chamados na escola, pois ele estava com comportamentos estranhos. A professora informou que Igor não gosta de brincar com os colegas, exceto quando as brincadeiras são de correr. Gosta muito de ver os mesmos programas na TV: desenho do Pica-Pau e Chaves, além de algumas propagandas e vinhetas de aberturas de alguns programas. Quanto a sua linguagem, a professora diz que ele fala quando quer e fora do contexto. Costuma repetir frases ou palavras ouvidas em algum momento. Sua mãe informou para a professora ,que em casa ele também apresenta esses comportamentos. Também apresenta baixo contato visual com as pessoas e alguns movimentos estranhos de balançar as mãos e braços com se fosse “voar”. Com base nas informações fornecidas, o diagnóstico mais provável do Igor é:
Numa paciente de 53 anos que apresentava dor abdominal eventual, anemia, episódios de melena e mudança do hábito intestinal, os exames, incluindo ultrassonografia, colonoscopia e tomografia computadorizada, levaram a suspeita diagnóstica de uma mucocele do apêndice. No ato cirúrgico, o diagnóstico de mucocele do tipo III foi confirmado. Qual a conduta terapêutica a ser adotada?
Compartilhar