Questões na prática

Pediatria

Pediatria Geral

Mãe procura ambulatório de Ginecologia do HUCAM trazendo sua filha de 8 anos de idade, que começou a desenvolver caracteres sexuais secundários. Ao exame, a criança apresenta pêlos pubianos e desenvolvimento de mamas. Foi submetida ao teste de GnRH e foi elevado. Qual o provável diagnóstico?

A
Puberdade precoce por provável carcinoma ovariano.
B
Puberdade precoce por tumor no hipotálamo.
C
Puberdade precoce por uso de hormônios femininos.
D
Puberdade precoce por tumor de suprarrenal.
E
Puberdade precoce por defeitos enzimáticos.
Um homem de 62 anos, com queixa de disfagia, faz endoscopia digestiva alta que revela um tumor no terço médio do esôfago. A biópsia mostra tratar-se de carcinoma de células escamosas e o ultrassom endoscópico sugere uma lesão Sm2 ou Sm3. Não são achadas lesões adicionais por outros métodos de imagem. Conduta mais apropriada, com intenção curativa:
Recém-nascido de três dias de vida apresenta cianose acentuada que melhora com uso de prostaglandina E1. O exame físico revela sopro contínuo em região infraclavicular esquerda, sopro sistólico de regurgitação em área tricúspide e B2 hipofonética em área pulmonar. O ECG mostra um eixo de QRS em -30º além de sobrecarga atrial direita e ventricular esquerda. O diagnóstico mais provável é:
Relacione corretamente os dados maternos com as manifestações clínicas no recém-nascido e assinale a alternativa correta. A) Coxsackie vírus. B) Lúpus eritematoso sitêmico. C) Rubéola. D) Diabetes mellitus. / I. Miocardiopatia hipertrófica. II. Bloqueio atrioventricular total. III. Miocardite congênita. IV. Persistência do canal arterial. (A) A II, B II , C III, D IV. (B) A III, B IV, C I, D II. (C) A III, B II, C IV, D I. (D) A IV, B II, C III, D I. (E) A II, BI, C IV, D III. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é
Assinale a alternativa correta em relação ao calendário básico de imunização preconizado pelo Ministério da Saúde:
Compartilhar