Paciente refere febre, tosse com expectoração purulenta há 10 dias. Refere estilismo crônico. Apresenta-se pálido, eupneico, acianótico, emagrecido e dentes em péssimo estado de conservação. Ao raio X de tórax verifica-se cavitação com nível líquido no segmento posterior do lobo superior direito. Qual o tratamento mais adequado para o paciente?
A
Clindamicina e drenagem postural.
B
Rifampicina, hidrazida e pirazinamida.
C
Anfotericina B ou cetaconazol.
D
Metronidazol e aspiração broncoscópica.
E
Cefalosporina de terceira geração.
Outras questões
Mulher, 67 anos, com parestesia noturna na mão esquerda. As manobras de Phalen e Tinel são positivas. O tratamento inicial é:
Na sala de parto, cerca de 10% dos recém-nascidos necessitam de alguma manobra de reanimação. Destes, 10% evoluem para procedimento de intubação endotraqueal. As recomendações do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria indicam intubação quando há:
Ao atender um neonato na sala de parto você passa uma sonda nasogástrica nº8, e aspira 45 ml. de conteúdo bilioso. Nas primeiras horas de vida observa progressiva distensão abdominal. O RX de abdome mostra uma imagem de “dupla bolha”. A hipótese diagnóstica mais provável é de:
Lactente masculino nasceu na 40ª semana de gestação com peso = 3.100 g, comprimento = 50 cm e Perímetro Cefálico (PC) = 34 cm. Apresentando crescimento e desenvolvimento normais. Assim, aos 9 meses deve apresentar: