Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente refere febre, tosse com expectoração purulenta há 10 dias. Refere estilismo crônico. Apresenta-se pálido, eupneico, acianótico, emagrecido e dentes em péssimo estado de conservação. Ao raio X de tórax verifica-se cavitação com nível líquido no segmento posterior do lobo superior direito. Qual o tratamento mais adequado para o paciente?

A
Clindamicina e drenagem postural.
B
Rifampicina, hidrazida e pirazinamida.
C
Anfotericina B ou cetaconazol.
D
Metronidazol e aspiração broncoscópica.
E
Cefalosporina de terceira geração.
Exemplo de síndrome nefrítica relacionada patogenicamente à presença de anticorpos dirigidos contra a membrana basal glomerular estaria representada pela:
Durante assistência ao período expulsivo prolongado de gestante de 39 anos, VI Gesta, V para (5 partos normais), que desenvolveu intolerância à glicose durante o pré-natal, o obstetra sofre dificuldade, após o desprendimento do polo cefálico, de avançar no desprendimento dos ombros (biacromial), que é acompanhada pela face pletórica da criança. Dentre as manobras que podem auxiliar na ultimação do parto, podem ser citadas:
Criança de 6 meses deu entrada no pronto-socorro com história de 3 dias de diarreia, que se intensificou nas últimas 12 horas. Examinada, mostrava-se desidratada, prostrada, reagindo pouco aos estímulos, com choro débil. Foi iniciada a reidratação, porém a criança faleceu 45 minutos após a internação. O exame físico revelou, além dos sinais de intensa desidratação, evidências de desnutrição. Na Declaração de Óbito deve-se colocar como causa básica a:
Nas fraturas supra condilianas do úmero, pode ocorrer como complicação, uma lesão nervosa. Qual o nervo que é o mais comumente acometido nesse tipo de complicação?
Compartilhar