Questões na prática

Clínica Médica

Infectologia

Paciente refere febre, tosse com expectoração purulenta há 10 dias. Refere estilismo crônico. Apresenta-se pálido, eupneico, acianótico, emagrecido e dentes em péssimo estado de conservação. Ao raio X de tórax verifica-se cavitação com nível líquido no segmento posterior do lobo superior direito. Qual o tratamento mais adequado para o paciente?

A
Clindamicina e drenagem postural.
B
Rifampicina, hidrazida e pirazinamida.
C
Anfotericina B ou cetaconazol.
D
Metronidazol e aspiração broncoscópica.
E
Cefalosporina de terceira geração.
Uma criança de 3 anos é internada na enfermaria de pediatria com sinais de desidratação, está sonolenta,taquidispneica, com história de vômitos, sem diarreia. O diagnóstico do plantonista foi cetoacidose diabética. Qual deve ser a conduta imediata neste caso?
Em uma consulta de rotina do Posto de Saúde, você atende uma criança que apresenta as seguintes habilidades: anda com apoio, aproxima-se quando é chamada, bate palmas, solta um objeto sob comando, emite 1 ou 2 palavras com significado. Considerando as diretrizes com referência à faixa superior da normalidade, você diria que essa criança tem quanto tempo?
Associe os marcos do desenvolvimento da criança (coluna da esquerda) às idades de aparecimento (coluna da direita). 1 - Faz pinça completa (polpa-polpa); 2 - Transfere objetos de uma mão para a outra; 3 - Formula frases simples; 4 - Rabisca; 5 - Segue com o olhar até 180°; ( ) 18 meses; ( ) 12 meses; ( ) 9 meses. A sequência numérica correta, de cima para baixo, da coluna da direita, é:
Segundo a 10ª Edição da Classificação Internacional de Doenças (CID-10), são critérios para definir a dependência de uma substância, EXCETO:
Compartilhar