Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. A duração da antibioticoterapia recomendada para esse caso é:
A
7 dias
B
72 horas
C
48 horas
D
24 horas
E
apenas na indução anestésica
Outras questões
Uma paciente do sexo feminino, de 30 anos, refere um início há cerca de dois anos de dor generalizada. Refere que o início foi insidioso, com dores inicialmente na região cervical, que se estenderam para todo o corpo. Refere que no mesmo período iniciou com insônia inicial, sono não reparador e um cansaço generalizado, mal-definido. Nega rigidez matinal. Ao exame físico, o estado geral é bom, com dados vitais normais, sem evidência de sinovite ou fraqueza muscular objetiva. A palpação da musculatura revelou vários pontos de hipersensibilidade dolorosa. Com relação a esse caso, é correto afirmar:
Sobre a trombose venosa cerebral (TVC), é correto afirmar:
Assinale a alternativa correta em relação à cefaleia na sala de emergência.
Sobre a cefaleia da hemorragia subaracnoideia, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É diferenciada das demais devido a faixa etária dos pacientes. ( ) Precisa de punção lombar para diagnóstico. ( ) Deve ser lembrada nos casos graves de comprometimento da consciência. ( ) Se acompanhada de crise álgica importante, determina pior prognóstico. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.