Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. O exame anatomopatológico do apêndice revelou neoplasia neuroendócrina com 0,8 centímetros e a imuno-histoquímica mostrou tumor carcinoide. A conduta oncológica correta é:

A
realizar colectomia direita com linfadenectomia à D2
B
realizar colectomia direita sem linfadenectomia
C
ampliar a margem cecal na inserção apendicular
D
expectar e manter acompanhamento clínico
E
iniciar quimioterapia com mesilato de imatinibe
O processo de lise da ureia por bactérias fornece um meio urinário alcalino e concentrações suficientes de carbonato e amônia para induzir a formação de cálculos infectivos. Assinalar qual grupo de bactérias apresenta maior capacidade de desdobrar a ureia:
Considere um paciente, 18 anos, com trauma perfurante de reto, por PAF há 2 horas, sem outras lesões associadas, localizado a 12 cm da margem anal. Qual a conduta cirúrgica?
A causa mais comum de encaminhamentos para Psiquiatria Infantil é:
Quanto à relação entre compressões torácicas e ventilação na reanimação cardiorrespiratória, é correto afirmar que:
Compartilhar