Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. O exame anatomopatológico do apêndice revelou neoplasia neuroendócrina com 0,8 centímetros e a imuno-histoquímica mostrou tumor carcinoide. A conduta oncológica correta é:

A
realizar colectomia direita com linfadenectomia à D2
B
realizar colectomia direita sem linfadenectomia
C
ampliar a margem cecal na inserção apendicular
D
expectar e manter acompanhamento clínico
E
iniciar quimioterapia com mesilato de imatinibe
Criança de 2 anos de idade, previamente hígida, chega à emergência sem resposta à dor. Mãe relata prostração súbita, acompanhada de sudorese. A criança foi vigiada nas 3 horas precedentes e não ingeriu nenhuma substância potencialmente tóxica. Ao exame físico, apresenta pulsos periféricos ausentes, pulso carotídeo fraco, mas com 310 bpm, tempo de enchimento capilar de 6 segundos, com frequência respiratória de 56 mpm. No monitor, apresenta complexos QRS menores que 0,08 segundos e ausência de onda P. Após manobras iniciais de suporte de via aérea e ventilação, qual a melhor conduta?
Entre as alterações laboratoriais abaixo, assinale aquela que NÂO ocorre em portadores de hipotireoidismo primário:
O adenoma hepático tem sua principal importância porque pode ser confundido com o carcinoma hepatocelular. Assinale dentre as alternativas abaixo a situação que não tem relação com o adenoma hepático:
O helicobacter pylori é um bastonete gram-negativo que se adaptou à mucosa gástrica. Reconhecidamente a infecção crônica por ele está associada às seguintes patologias, exceto:
Compartilhar