Questões na prática

Clínica Médica

Gastroenterologia

Hematologia

Paciente, sexo feminino, 18 anos de idade, com história de dor epigástrica, que migrou para fossa ilíaca direita há 24 horas, associado à febre, náuseas e vômitos. Rotina laboratorial mostrava leucocitose importante com desvio à esquerda e aumento das proteínas de fase aguda. Ultrassonografia do abdome total e tomografia axial com contraste do abdome foram inconclusivas. Submetida a videolaparoscopia diagnóstica, com achado de apendicite aguda fase I, procedida a videolaparoapendicectomia. O exame anatomopatológico do apêndice revelou neoplasia neuroendócrina com 0,8 centímetros e a imuno-histoquímica mostrou tumor carcinoide. A conduta oncológica correta é:

A
realizar colectomia direita com linfadenectomia à D2
B
realizar colectomia direita sem linfadenectomia
C
ampliar a margem cecal na inserção apendicular
D
expectar e manter acompanhamento clínico
E
iniciar quimioterapia com mesilato de imatinibe
A fratura de Colles
Considere o tratamento medicamentoso para cessação do tabagismo em um paciente com conhecida cardiopatia isquêmica. Assinale a opção correta.
Acidentes envolvendo motociclistas caracterizam um sério problema de saúde pública nos centros urbanos do Brasil e produzem, entre outros traumas, fratura da diáfise da tíbia, a sede mais comum de fratura em ossos longos. Com relação à fratura da diáfise da tíbia, assinale a alternativa correta.
No repouso masculino está sendo reavaliado um alcoólatra com possível indicação de laparotomia exploradora. Ele sofre de cirrose hepática e tem ascite moderada a grave, mas não há evidências de encefalopatia. A bioquímica sanguínea revela bilirrubina total de 2,5 mg/dl, albumina de 3,8 g/dl e tempo de protrombina prolongado de 5 seg. (INR "aproximadamente" 1,9). O somatório de pontos alcançados, à luz da classificação de Child-Pugh, é de:
Compartilhar