Paciente, sexo feminino, 47 anos, há 4 meses usando dapsona, clofazimina e rifampicina. Há 4 dias, refere piora das três lesões de pele no abdome e braço direito (hiperemiadas e bordas elevadas). A palpação da goteira epitrocleana direita é muito dolorosa. Qual a conduta mais adequada?
A
Prednisona.
B
Talidomida.
C
Suspender dapsona.
D
Suspender clofazimina.
E
Itraconazol.
Outras questões
No item a seguir, é apresentado um caso clínico hipotético relativos as doenças do recém-nascido e do lactente, seguido de uma assertiva a ser julgada. Um recém-nascido (RN) com idade gestacional de 38 semanas, pesando 3,420 g e medindo 50 cm, cuja mãe é primigesta e não realizou consultas de pré-natal, apresentou icterícia clínica com 6 horas de vida. No 3° dia de vida, o valor sérico de bilirrubina indireta era de 19 mg/dL, que persistiu elevada até 14 dias de vida. Nesse caso, a tipagem sanguínea da mãe e do RN e também Coombs direto do RN devem ser realizados, pois o quadro clínico descrito é compatível com doença hemolítica por incompatibilidade ABO.
Nesta questão é apresentado um quadro clínico hipotético, seguido de uma assertiva a ser julgada. Uma criança de 5 anos de idade apresenta lesão eritematosa com bordas sobrelevadas e palidez central, pouco pruriginosas, localizadas principalmente no tronco e na face. Apresenta também edema na face e nas pálpebras sem sensação de parestesia. Não apresenta sinais de comprometimento respiratório. Os sintomas tiveram início há 18 horas e não evoluíram com piora. Nessa situação, as drogas de escolha para o paciente são adrenalina e anti-histamínico H1. Caso não haja resposta, devem-se associar corticosteroides.
Acerca da avaliação e do tratamento de pacientes politraumatizados, julgue os itens subsequentes. A ausência de ruídos hidroaéreos na ausculta abdominal não é patognomônica de lesões intra-abdominais.
Considerando a importância da avaliação clínica e laboratorial pré-operatória no preparo de pacientes para operações eletivas, julgue o item a seguir. Se um paciente relatar casos de membros da família que apresentaram demora do efeito anestésico, isso poderá levar o anestesiologista a evitar o uso de succinilcolina como estratégia anestésica desse paciente.