Questões na prática

Dermatologia

Paciente, sexo feminino, 47 anos, há 4 meses usando dapsona, clofazimina e rifampicina. Há 4 dias, refere piora das três lesões de pele no abdome e braço direito (hiperemiadas e bordas elevadas). A palpação da goteira epitrocleana direita é muito dolorosa. Qual a conduta mais adequada?

A
Prednisona.
B
Talidomida.
C
Suspender dapsona.
D
Suspender clofazimina.
E
Itraconazol.
Considere que um paciente com dor na fossa ilíaca direita há 12 horas, associada a febre e vômitos, tenha o diagnóstico clínico de apendicite e deva ser submetido a tratamento cirúrgico. Diante desse quadro clínico, julgue o próximo item. O apêndice normal mede, em geral, 20 cm.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. A pancreatectomia caudal é um procedimento de risco, pois a veia esplênica e a mesentérica inferior se unem na face posterior da cauda do pâncreas.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. A ligadura da artéria esplênica próxima ao hilo proporciona isquemia imediata do baço.
Considerando um paciente de 26 anos de idade, vítima de trauma abdominal com lesão esplênica e pancreática e indicação de esplenectomia e pancreatectomia, julgue o item a seguir. Durante a esplenectomia, a secção do ligamento esplenorenal é o tempo cirúrgico mais simples, pois esse ligamento não está em contato com vasos ou outros órgãos, além do baço e rim.
Compartilhar