Questões na prática

Clínica Médica

Cirurgia

Gastroenterologia

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Paciente, sexo feminino, 60 anos de idade, queixa-se de sangramento ao evacuar, além de nódulo na região anal. Ao exame físico, foram notados mamilos hemorroidários, prolapsados que não retornam ao interior do ânus. A melhor conduta para essa paciente é:

A
Solicitar colonoscopia e, após descartadas outras causas de sangramento intestinal, programar hemorroidectomia.
B
Solicitar colonoscopia e, após descartadas outras causas de sangramento intestinal, programar ligaduras elásticas.
C
Solicitar retossigmoidoscopia e, após descartadas outras causas de sangramento intestinal, programar ligaduras elásticas.
D
Solicitar enema opaco e, se normal, programar ligaduras elásticas.
E
Realizar hemorroidectomia e solicitar exames complementares apenas se a paciente apresentar perda ponderal ou dor abdominal.
Fazem parte do calendário vacinal de rotina para crianças no primeiro ano de vida e que estão disponíveis nas Unidades de Saúde as seguintes vacinas:
Das afirmações abaixo, qual a explicação menos provável para justificar uma resposta pobre na administração de ferro por via oral, no tratamento da anemia?
Dentre as cardiopatias congênitas cianogênicas com hipervolemia e hiperfluxo pulmonar podemos citar:
Criança do sexo masculino, com sete anos de idade, procedente da Bahia, foi internada com história de distensão abdominal há três meses sem nenhum outro sintoma associado. Pais relataram casos semelhantes em crianças da mesma região e que procuraram tratamento em Brasília. Ao exame físico, apresentava-se emagrecida, hidratada, anictérica, acianótica, hipocorada (+/4), eupnéica, com linfonodos cervicais posteriores de consistência elástica, aumentados e indolores, temperatura axilar de 37ºC. O abdome apresentava-se globoso com esplenomegalia (baço aproximando-se da linha média) e fígado a 2 cm do rebordo costal. Em relação à doença descrita, assinale a alternativa correta.
Compartilhar