Paciente, sexo feminino, 60 anos de idade, queixa-se de sangramento ao evacuar, além de nódulo na região anal. Ao exame físico, foram notados mamilos hemorroidários, prolapsados que não retornam ao interior do ânus. A melhor conduta para essa paciente é:
A
Solicitar colonoscopia e, após descartadas outras causas de sangramento intestinal, programar hemorroidectomia.
B
Solicitar colonoscopia e, após descartadas outras causas de sangramento intestinal, programar ligaduras elásticas.
C
Solicitar retossigmoidoscopia e, após descartadas outras causas de sangramento intestinal, programar ligaduras elásticas.
D
Solicitar enema opaco e, se normal, programar ligaduras elásticas.
E
Realizar hemorroidectomia e solicitar exames complementares apenas se a paciente apresentar perda ponderal ou dor abdominal.
Outras questões
Das condições a seguir, qual apresenta risco mais baixo como predisponente para endocardite infecciosa?
Que afirmação está CORRETA com relação à síndrome de Lennox-Gastaut?
Qual das alternativas é a contraindicação formal para o uso de inibidores da fosfodiesterase no tratamento da disfunção erétil?
Mulher, 35 anos, vítima de atropelamento por ônibus, é submetida à drenagem torácica por pneumotórax à esquerda, em cujo frasco há intenso borbulhamento. Ao exame, percebe-se ausência de reexpansão pulmonar. Radiograma de controle mostra colabamento do pulmão esquerdo. A administração de 2 litros de cristaloides aquecidos não melhora as condições hemodinâmicas. Qual é a hipótese diagnóstica mais provável?