Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativos chamava atenção. O paciente foi submetido a uma craniotomia descompressiva por hematoma intraparenquimatoso, e, no 8º dia pós-operatório cursou com edema ++/IV e dor do membro inferior esquerdo, com empastamento da panturrilha ipsilateral. O exame diagnóstico a ser solicitado é:

A
ecocardiograma
B
dupplex scan dos membros inferiores
C
flebografia dos membros inferiores
D
cintilografia pulmonar da ventilação-perfusão
E
tomografia computadorizada do membro inferior esquerdo
Considera-se como de baixo risco o tumor de próstata que apresenta as seguintes características:
Um neonato do sexo masculino, nascido com 37 semanas e pesando 3 kg, amamentado exclusivamente ao seio, iniciou icterícia aos oito dias de vida. Com 16 dias de vida, foi levado ao ambulatório em bom estado geral, pesando 3.220 g e com eliminações gastrointestinais normais. Excetuando-se a icterícia, seu exame físico era normal. Nesta ocasião possuía aumento de bilirrubina à custa de indireta, cuja dosagem sérica foi 12 mg/dl. Seu tipo sanguíneo era A Rh positivo e o de sua mãe O Rh positivo. Seu hemograma e sua contagem de reticulócitos foram normais e o teste de Coombs direto foi negativo. O teste do pezinho também era normal. O menino foi acompanhado ambulatorialmente e aos dois meses não estava mais ictérico. A melhor hipótese diagnóstica é icterícia:
Paciente, 60 anos, é atendido apresentando sangramento nasal abundante de início súbito. Ao exame, paciente bastante ansioso, pálido (++/4), consciente e cooperativo. PA: 170x100 mmHg, pulso: 120 bpm. Sem outras alterações. Sobre esse atendimento, marque a opção correta.
No paciente cirúrgico notam-se ansiedades relacionadas a: I) Dor e mutilação cirúrgicas. II) Possibilidades de cura total da doença. III) Transformações em seu corpo e em sua vida. Estão corretas as alternativas
Compartilhar