Questões na prática

Clínica Médica

Pneumologia

Paciente, sexo masculino, 28 anos de idade, chega à emergência vítima de acidente motociclístico e, segundo relato da equipe de resgate, estava sem capacete e cursou com traumatismo cranioencefálico. Ao exame, o paciente encontrava-se pálido com pulsos filiformes e com expansibilidade torácica bilateral, desorientado, apresentava abertura ocular ao chamado e não possuía movimentação espontânea, mas localizava a dor quando estimulado. Um ferimento linear em supercílio e região temporal esquerdos com sangramento ativos chamava atenção. O paciente foi submetido a uma craniotomia descompressiva por hematoma intraparenquimatoso, e, no 8º dia pós-operatório cursou com edema ++/IV e dor do membro inferior esquerdo, com empastamento da panturrilha ipsilateral. O exame diagnóstico a ser solicitado é:

A
ecocardiograma
B
dupplex scan dos membros inferiores
C
flebografia dos membros inferiores
D
cintilografia pulmonar da ventilação-perfusão
E
tomografia computadorizada do membro inferior esquerdo
Anemias microcíticas e hipocrômicas podem estar relacionadas à deficiência de ferro, inflamações crônicas e talassemia. O parâmetro laboratorial capaz de fidedignamente identificar a anemia ferropriva dentre os abaixo é:
Adolescente de 19 anos liga para seu ginecologista referindo que na noite anterior, durante intercurso sexual com seu namorado, rompeu o preservativo. Preocupada, pois encontrava no 10º dia do ciclo menstrual, fez ducha vaginal. Ao telefone, qual seria a melhor orientação para essa adolescente?
Em relação ao câncer gástrico, é correto afirmar que:
Num paciente com hipertensão arterial sistêmica, sem tratamento, espera-se que a ação do aumento do tônus simpático e da diminuição do tônus parassimpático venha determinar cronicamente alterações:
Compartilhar