Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente, sexo masculino, 57 anos de idade, hipertenso e portador de fibrilação atrial crônica, cursando há 3 horas com dor em membro inferior esquerdo, associado à palidez cutânea, parestesia e diminuição da força muscular. Não possui antecedente de claudicação. Ao exame físico, apresenta fáscies de dor aguda, ausência, ausência de pulsos tibiais posteriores e pediosos no membro inferior esquerdo. Pulsos contralaterais normais. A síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo I corresponde às seguintes neoplasias:

A
Adenomas da hipófise, hiperplasia paratireoidea e neoplasias das ilhotas pancreáticas
B
Carcinoma medular da tireoide, feocromocitoma suprarrenal e hiperplasia paratireoidea
C
Carcinoma medular da tireoide, feocromocitoma suprarrenal e neuromas mucosos
D
Adenomas da hipófise, hiperplasia paratireoidea e feocromocitoma suprarrenal
E
Feocromocitoma suprarrenal, hiperplasia paratireoidea e adenomas da hipófise
RN nascido de parto cesariano, pós termo, banhado em mecônio fluido, não chorou ao nascer. Ao exame: Hipotônico, cianose central, apneia e FC de 60 bpm. A conduta imediata a ser realizada é:
Paciente de 45 anos, masculino, proveniente de Palmeiras - Goiás, com queixa de ferida no pênis há 6 meses. Ao exame físico mostra lesão úlcerocrostovegetante, com bordos elevados, com 3,0 cm de diâmetro e fundo sujo. Refere relação sexual sem proteção e uso de Penicilina injetável por conta própria. Foi feita hipótese diagnóstica de doença sexualmente transmissível e câncer. Realizada biópsia da lesão. Marque a alternativa mais correta para o caso.
No tratamento do paciente com fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso, o antiarrítmico de primeira escolha é:
A coarctação da aorta costuma estar associada a outros defeitos congênitos, cardíacos ou vasculares. Dentre as anormalidades associadas, assinale a mais frequente, e que costuma apresentar repercussão hemodinâmica na evolução tardia dos pacientes portadores de coarctação da aorta corrigida.
Compartilhar