Questões na prática

Clínica Médica

Endocrinologia

Cardiologia

Paciente, sexo masculino, 57 anos de idade, hipertenso e portador de fibrilação atrial crônica, cursando há 3 horas com dor em membro inferior esquerdo, associado à palidez cutânea, parestesia e diminuição da força muscular. Não possui antecedente de claudicação. Ao exame físico, apresenta fáscies de dor aguda, ausência, ausência de pulsos tibiais posteriores e pediosos no membro inferior esquerdo. Pulsos contralaterais normais. A síndrome de neoplasia endócrina múltipla tipo I corresponde às seguintes neoplasias:

A
Adenomas da hipófise, hiperplasia paratireoidea e neoplasias das ilhotas pancreáticas
B
Carcinoma medular da tireoide, feocromocitoma suprarrenal e hiperplasia paratireoidea
C
Carcinoma medular da tireoide, feocromocitoma suprarrenal e neuromas mucosos
D
Adenomas da hipófise, hiperplasia paratireoidea e feocromocitoma suprarrenal
E
Feocromocitoma suprarrenal, hiperplasia paratireoidea e adenomas da hipófise
Pode-se falar sobre enxertos:
A doença trofoblástica gestacional, caracterizada por proliferação anormal do trofoblasto, tem uma incidência em torno de 1/10.000. Dentre as afirmativas abaixo, assinale aquela que é falsa.
Recém nascido com 40 semanas de idade gestacional, em aleitamento materno, com peso de nascimento de 3.500g e apgar de 8 e 9 no 1º e 5º minuto, encontra-se ictérico zona III - IV e descorado ++ com 22 horas de vida. Que atitude você tomaria?
Homem de 19 anos com história prévia de otite média aguda recorrente apresenta-se com otorréia crônica sem otalgia. Ao exame físico, evidencia-se perfuração da membrana timpânica. Em relação a esta afecção, assinale a alternativa ERRADA:
Compartilhar